Ministério Público recomenda mudança de endereço do Quartel da PM em Cataguases

Ministério Público recomenda mudança de endereço do Quartel da PM em Cataguases

O promotor da 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Cataguases, Gustavo Garcia Araújo, expediu uma Recomendação (nº 01/2021), ao Tenente Coronel Jovânio Campos Miranda, comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar em Ubá, para tomar providências visando a mudança da sede do Quartel da Polícia Militar em Cataguases, “a fim de prevenir acidentes e preservar vidas humanas.” Aquele oficial tem prazo de 15 dias para informar sobre a adoção (ou determinação neste sentido) da medida recomendada, ou justificar as razões para não fazê-lo, acrescenta o documento.

Aquela Promotoria de Justiça recebeu da Defesa Civil municipal ofício informando que não existe sistema de drenagem pluvial adequada para as águas captadas nas Rua Raul Cisneiros Guedes e Gonçalves de Paula, bem como do Centro de Tradições Mineiras – CTM (que estão situados acima da sede do Quartel da PM). Desta forma, continua a Defesa Civil, as águas estão sendo conduzidas por canaletas, caindo direto no terreno da 146ª Companhia de Policia Militar de Minas Gerais, que apresenta muita erosão. 

Nas imediações, revela a Recomendação, há uma escada para passagem de pedestres que está parcialmente destruída por conta das águas e, “pelas avaliações técnicas, o local encontra-se em área de risco alto”, informa o texto. A mesma Recomendação recorda também a ocorrência, em 07 de novembro de 2016, de forte chuva na cidade quando uma adutora da Copasa se rompeu perto do prédio do CTM causando muito transtorno no local, inclusive derrubando árvores.

Ministério Público recomenda mudança

O Promotor Gustavo Garcia Araújo esteve pessoalmente no Quartel da PM em Cataguases e arredores quando confirmou as informações prestadas pela Defesa Civil, e a gravidade da situação, bem como o risco trazido aos militares e população atendida no local. Ele também constatou a existência de uma grande gleba de terra onde está localizada uma adutora de água da Copasa, que armazena  milhões de litros de água no terreno situado atrás do Quartel da PM. 

Diante do que viu no local o promotor Gustavo Araújo disse existirem “fortes riscos aos policiais militares, à população atendida no quartel, bem como a todos os moradores dos arredores e da sociedade como um todo, que necessitam do trabalho da Polícia Militar. Por fim ele também viu como sendo mais um problema o fato daquele Quartel funcionar em uma rua sem saída, de modo que se criminosos se organizarem e fecharem a entrada dessa rua, nenhum Policial Militar conseguirá atender qualquer demanda da sociedade, concluiu.

O Site do Marcelo Lopes entrou em contato por e-mail com o comando do 21º Batalhão de Polícia Militar com sede em Ubá, mas até o fechamento desta edição não havia se manifestado.

Ministério Público recomenda mudança Ministério Público recomenda mudança

Fonte e fotos: 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Cataguases