Sistema de alerta das bacias dos rios Pomba e Muriaé entra em operação

Sistema de alerta das bacias dos rios Pomba e Muriaé entra em operação

Entrou em operação na última quarta-feira, 1º de novembro, o novo sistema de alerta hidrológico nas bacias dos riosPomba e Muriaé, iniciativa do Serviço Geológico do Brasil (SGB). Este sistema visa aprimorar a prevenção e resposta a inundações nas áreas afetadas por esses rios.

O sistema abrange diversas cidades, incluindo Cataguases, e alguns municípios do estado do Rio de Janeiro como Itaperuna, Cardoso Moreira, Campos dos Goytacazes, Aperibé e Santo Antônio de Pádua.

Com o aumento do volume de chuvas na região, os níveis dos rios superaram a chamada “Cota de Alerta”, que indica a possibilidade elevada de inundação em áreas monitoradas. O sistema de alerta hidrológico emitirá boletins regulares contendo previsões dos níveis das águas para as próximas horas e informações atualizadas sobre as condições das chuvas.

O principal objetivo desses boletins é fornecer dados essenciais para as defesas civis e órgãos municipais, auxiliando-os nas atividades de prevenção e no apoio às populações que podem ser afetadas por inundações. Além disso, o sistema permite antecipar cenários nas cidades situadas nas bacias hidrográficas, melhorando a capacidade de resposta a situações de risco.

Esta iniciativa é um passo significativo na proteção das comunidades que vivem ao longo desses rios e uma demonstração de como a tecnologia pode ser uma aliada na redução dos impactos de desastres naturais. A operação desse sistema de alerta hidrológico marca um avanço importante na prevenção e mitigação de desastres relacionados a inundações nas áreas afetadas pelas bacias dos rios Muriaé e Pomba.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Rio Pomba estabiliza pela manhã e agora começa a baixar

Enchente avança e algumas ruas da cidade estão interditadas

Fonte: Guia Muriaé, com informações do Estado de Minas | Foto: Arquivo