Palestra na UBS Paraíso aborda a prevenção ao câncer

Palestra na UBS Paraíso aborda a prevenção ao câncer

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Paraíso, em Cataguases, realizou na manhã da última quarta-feira, 25 de outubro, uma palestra com a médica ginecologista Maria Ângela Girardi, sobre Conscientização e Prevenção ao Câncer. A iniciativa integrou Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção ao câncer de mama, conforme explicou o médico Joseph Freire, que atua naquela Unidade de Saúde.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero, explicou Joseph. Para falar sobre o tema ele convidou a médica e ex-vereadora, Maria Ângela Girardi (foto) que falou de forma simples e bastante didática, sobre a importância da prevenção e o que fazer em caso de sintomas.

A médica destacou a importância da descoberta precoce do câncer de mama para o sucesso do tratamento. Entre as medidas preventivas que devem ser adotadas para evitar a doença como realizar o autoexame das mamas, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas. Amamentar é também um fator protetor, reforçou Maria Ângela.

Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Prevenir é o melhor remédio, garante Maria Ângela.

Palestra na UBS Paraíso

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Professora analisa a campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama

Prefeitura de Leopoldina promove caminhada de conscientização do câncer

Fotos: UBS Paraíso