Professora analisa a campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama

Professora analisa a campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama

O mês dedicado à prevenção ao câncer de mama chegou ao fim nesta quinta-feira, 31 de outubro, e como acontece a cada ano, toda a sociedade se mobiliza no sentido de promover a prevenção a esta doença que está entre as que mais matam mulheres no Brasil. Para fazer uma abordagem sobre o tema, o Site do Marcelo Lopes conversou com a professora mestre Carolina Lacerda Moreira, da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia do curso de Fisioterapia da Faculdade Sudamérica.

Ela avaliou a campanha que, segundo disse, “cresce em número de adeptos a cada ano e isso vem contribuindo para aumentar a prevenção à esta doença. Também falou sobre o preconceito quanto a este tema que no passado, lembrou, “foi muito grande, mas hoje, graças a campanhas como esta e outras, bem como aos meios de comunicação, isso felizmente mudou pra melhor”, afirma. Ela também deu dicas importantes sobre como fazer o auto exame das mamas e que a mamografia deve ser realizada anualmente após os 40 anos de idade.

E como a partir desta sexta-feira, 1º de novembro, a campanha passa a ser a prevenção ao câncer de próstata, denominada “Novembro Azul”, Carolina também alertou sobre a prevenção para que os homens não deixem de fazer os exames preventivos como o PSA (de sangue) e ultrassonografia, além do exame clínico com o médico urologista. Entretanto, ela frisa que “nenhum exame substitui o toque retal feito pelo médico”, reforçando em seguida a importância de visitar pelo menos uma vez ao ano o urologista, especialmente homens a partir dos 50 anos de idade.

Veja a entrevista completa da professora Carolina Lacerda no vídeo abaixo.