Termina dia 16 prazo para se inscrever no processo seletivo do IF Sudeste

Termina dia 16 prazo para se inscrever no processo seletivo do IF Sudeste

Se você pretende estudar no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) a partir do primeiro semestre do ano que vem, não há tempo a perder. O Processo Seletivo de estudantes tem inscrições apenas até a próxima segunda-feira, 16 de outubro. As vagas para a unidade de Cataguases são para os cursos técnicos de Administração, Informática e de Qualidade. Na graduação a oportunidade é para Processos Gerenciais e Pós-Graduação em Análise de Marketing Digital.

Os editais podem ser consultados em www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo, mesma página a partir da qual é possível se inscrever, em qualquer computador com acesso à internet. Se preferirem, os candidatos também poderão recorrer ao atendimento presencial na secretaria da unidade em Cataguases. Os interessados se inscrevem a partir de sua conta gov.br (o procedimento para criação da conta é muito simples e está disponível em https://www.gov.br/pt-br/servicos/criar-sua-conta-gov.br). Quem ainda não tem conta no gov.br também pode aprender como criar a sua, assistindo a este tutorial disponível no canal do IF Sudeste MG no Youtube.

É totalmente gratuita a inscrição para três modalidades: cursos técnicos concomitantes e/ou subsequentes, técnicos do Proeja e de especialização técnica (nesses casos o acesso à instituição é por sorteio). As outras modalidades têm taxa de inscrição (quem conseguiu a isenção não paga, mas também precisa se inscrever). Isso porque o método de seleção para cursos técnicos integrados e de graduação será prova, prevista para 26 de novembro. O ingresso na pós-graduação dependerá de critérios específicos previstos nos editais.

Cinco motivos para se inscrever

O IF Sudeste MG recebeu este ano nota máxima (Conceito Institucional 5) do Ministério da Educação para a oferta presencial de graduação. Também foi alto o conceito atribuído pelo MEC à instituição para a oferta a distância de cursos superiores: CI 4. O processo consiste na verificação do atendimento às exigências legais de funcionamento e dos indicadores de qualidade da educação superior.

Com o slogan “Seu potencial elevado ao máximo”, este Processo Seletivo do IF Sudeste MG é o primeiro desde que a instituição obteve o Conceito Institucional 5. Para celebrar a nota máxima, registramos cinco motivos para você não deixar de fazer sua inscrição no Processo Seletivo até 16/10:

⇢ Gratuidade: para estudar em todos os cursos de todas as unidades, não há mensalidade: a educação no IF Sudeste MG é sempre gratuita.

⇢ Qualidade: ainda que o CI 5 seja um conceito relativo à graduação, a busca pela excelência está presente em todas as modalidades, do ensino médio (com os cursos técnicos integrados) ao doutorado profissional.

⇢ Formação completa: a educação em que o IF Sudeste MG acredita não separa ensino, pesquisa (por exemplo, com projetos de iniciação científica) e extensão (com ações que envolvem o público externo), possibilitando uma formação mais ampla.

⇢ Todo mundo é bem-vindo: se você quer concluir a educação básica e ao mesmo tempo se profissionalizar depois dos 18 anos (com o Proeja), fazer um curso técnico, avançar para a graduação ou continuar sua carreira acadêmica (com uma pós), uma realidade não muda: o IF Sudeste MG tem o curso certo para o seu objetivo.

⇢ Uma escola perto de você: os Institutos Federais, que completam 15 anos em dezembro, têm como uma de suas principais virtudes a interiorização. Com o IF Sudeste MG, dez cidades (seis delas com uma população inferior a 100 mil habitantes) ganharam novas opções. Não é mais preciso ir tão longe para ter acesso a uma educação pública, gratuita e de qualidade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
IF Sudeste em Cataguases está com inscrições abertas para 2024

IF Sudeste abre curso superior presencial gratuito em Cataguases

Fonte: IF Sudeste MG | Foto: Arquivo