Meteorologia alerta risco de temporal para Cataguases

Meteorologia alerta risco de temporal para Cataguases

O fim de semana começa nesta sexta-feira, 13 de outubro, com alerta devido à previsão de chuva, moderada a forte, para a região. Amanhã, sábado, ocorrerá o eclipse parcial do sol que poderá ser percebido pelos cataguasenses no final da tarde e não deve ser observado a olho nu (veja cuidados ao final do texto).

O temporal é causado pela presença de uma frente fria sob a Zona da Mata gerado por um corredor de umidade. Com isso, há possibilidade de raios, alagamentos e deslizamentos, conforme o Inmet e o Climatempo.

Em relação às temperaturas, já foi possível perceber nesta manhã que elas caíram um pouco.

Previsão para os próximos dias

A chuva deve diminuir assim como as temperaturas no sábado (14) em Cataguases e região. A queda pode ser de até 8°C, em média. Porém, a frente fria tende a se despedir lentamente ao longo do dia.

É bem provável que as nuvens desapareçam ao longo do dia e, com isso, seja possível ver o eclipse do sol, que na região será parcial, e estará visível a partir das 15h25 até às 17h55.

ATENÇÃO – Nunca olhe diretamente para o Sol pois há risco iminente de ficar cego. Um eclipse solar só pode ser observado com óculos específicos para a visualização do fenômeno, filtro especial ou olhando para o reflexo do Sol. O ideal é usar óculos específicos para observação ou filtros de solda número 14 ou maior –  Nada de usar placas de raio X, filmes fotográficos, celulares ou outros artefatos. Fotografar ou gravar o eclipse também deve ser evitado por pessoas com smartphones, pois há risco de danificar a câmera do aparelho. Caso queira fazer é preciso utilizar filtros de proteção UV apropriados para a observação do Sol.

No domingo (15), os termômetros voltam a subir.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Meteorologia divulga alerta de temporal para Cataguases e região

Temporal deixa 54 pessoas desabrigadas em Cataguases

Fonte: g1 Zona da Mata | Foto: Pexels