EFG-Cataguases é finalista do concurso “colégio do ano em espanhol”

EFG-Cataguases é finalista do concurso “colégio do ano em espanhol”

A Escola de Formação Gerencial (EFG) de Cataguases é uma das sete finalistas do Concurso Colégio Del Año en Español na categoria Ensino Médio. Em sua quinta edição, o concurso é realizado pela Consejería de Educación de la Embajada de España en Brasil, em colaboração com o Colégio Miguel de Cervantes de São Paulo.

Conforme informa Luise Marques Rosa, há 16 anos professora de Língua Espanhola na EFG-Cataguases, o objetivo do concurso é reconhecer e premiar as escolas brasileiras que contribuem e difundem o ensino daquele idioma no Brasil. “Este ano meu trabalho foi reconhecido e a escola chegou entre as finalistas ao lado de colégios renomados de todo o Brasil”, conta entusiasmada. “Somos a única escola de Minas Gerais entre os finalistas, porque as outras estão situadas em grandes centros”, completa Luise.

Além da EFG-Cataguases os outros finalistas são: Colégio Davina Gasparini (São Paulo/SP), Colégio de Aplicação UFRJ (Rio de Janeiro/RJ), Colégio Sion (Rio de Janeiro/RJ), Colégio UNIFEBE (Brusque/SC), Escola Barão de Rio Branco (Blumenau/SC) e Instituto Federal de ECT do Rio Grande do Norte, Campus Natal – Centro Histórico (Natal/RN).

Para participar do concurso os alunos montaram uma apresentação sobre os projetos desenvolvidos em espanhol na escola com evidências em vídeo que foram enviados para a banca examinadora, informa Luise (foto ao lado). “Um dos projetos foi o uso da língua espanhola junto ao curso técnico que envolve a produção escrita (elaboração do currículo em espanhol, produção da Carta de apresentação e elaboração de relatório de visita técnica). Na parte oral fizemos simulação de entrevista de emprego, marketing e venda em espanhol e apresentação oral do relatório de visita. O segundo projeto – completa a professora – foi a leitura de livros de diversos gêneros e apresentação do livro para a turma. Por fim fizemos um karaokê.”

Única escola com ensino de língua espanhola a partir do 6º ano, participar deste concurso significa o reconhecimento do trabalho desenvolvido em espanhol, “já que a EFG-Cataguases sempre incentivou e reconheceu a importância deste idioma”, revela Luise. Por conta de ser uma das finalistas a escola já ganhou cursos on-line nos principais institutos de ensino do idioma, além de livros que serão doados pela editora SGEL.

Os vencedores vão receber a seguinte premiação:
1º lugar – Bolsa de estudo de uma semana para o professor, com tudo pago, na Universidade de Salamanca Espanha, mais um cartão de 150 reuso para gastar na viagem;
2º lugar – Bolsa de estudos para o professor, em Buenos Aires, Argentina, com tudo pago;
3º Lugar – Bolsa de estudos na Espanha (não está incluída a passagem aérea);

Para todos os ganhadores: Uma placa em comemoração ao êxito no concurso; Uma experiência educativa patrocinada pela “La Liga” e acesso livre a bibliotecas on-line. O resultado será divulgado entre o final de outubro e início de novembro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
EFG Cataguases adota Sistema de Ensino pH, da Somos Educação

EFG Cataguases comemora 20 anos de fundação com ampla programação

Fotos: Reprodução e Acervo pessoal Luise Marques Rosa.