Casamento Comunitário realiza sonhos, fortalece uniões e garante direitos

Casamento Comunitário realiza sonhos, fortalece uniões e garante direitos

Decorado especialmente para a ocasião, o salão social do Clube do Remo, em Cataguases, foi o palco de mais uma edição do Casamento Comunitário realizado na noite da última quinta-feira, 5 de outubro. A cerimônia não deixou nada a dever às tradicionais e contou com entrada das noivas e noivos ao som da marcha nupcial, dama de honra e pajem, troca de alianças, benção ecumênica, bolo e refrigerante aos convidados e sorteio de presentes. Tudo preparado com muito carinho e com a ajuda de parceiros da iniciativa.

Autoridades como o prefeito José Henriques, a Defensora Pública Eliana Maria de Oliveira Spíndola, coordenadora local e regional da Defensoria Pública de Minas Gerais; a oficiala do Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais de Cataguases Vera Lúcia Vieira Paulis; a juíza de Paz da comarca Maria Eduarda Abritta; os defensores públicos em atuação em Cataguases, André Ricardo Nery, Bruno Meirelles Jardim e Davi Clériston Campos Pereira, além da presidente da 6ª Subseção da OAB/Cataguases, Muriel Duarte Gouveia, prestigiaram a solenidade.

Entre as 76 histórias de amor que o Casamento Comunitário sacramentou, em comum a alegria pela oportunidade de realizar o sonho, sempre adiado devido aos custos. Efigênia e Alan Kardec (foto abaixo)  esperaram 25 anos para celebrar sua união em uma cerimônia. “Esses mutirões ajudam a gente a resolver a vida. Depois de 25 anos e cinco filhos, é uma alegria poder casar nesta festa tão bonita”, afirmou o casal.

Casamento Comunitário realiza sonhos

Casamento Comunitário realiza sonhosEdith e Carlos (acima) eram só alegria. “Bota feliz nisso. Tá muito difícil casar hoje e o dinheiro tá curto. Uma iniciativa linda essa, é tão bom que não tenho nem palavras para agradecer”, disse Carlos. Há quase dois anos namorando, Edith e Carlos agradecem a sorte de terem se encontrado e a oportunidade do Casamento.

Casamento Comunitário realiza sonhosA pastora Maria Cristina de Freitas Alves (acima) representou a Igreja Monte Sião de Cataguases e abençoou a união dos noivos. Mesmo não estando presente, em função das atividades da festa de Nossa Senhora do Rosário, o pároco daquela igreja padre Márcio, desejou felicidades aos casais.

Casamento Comunitário realiza sonhosAbertura oficial

Em seu pronunciamento, a defensora pública Eliana Spíndola (foto acima) enalteceu a força do amor verdadeiro e desejou a eles uma longa e feliz jornada juntos. “O amor requer cuidado e precisa de atenção e dedicação. O amor precisa ser falado, cantado e, principalmente, sentido. Que vocês exercitem o amor a cada dia”, disse a defensora.

O prefeito de Cataguases José Henriques (foto abaixo) salientou a importância de se cultivar o respeito. “Que vocês saiam daqui entrelaçados pelo amor e sempre respeitem a si mesmos e ao próximo. Que vocês sejam, nesse matrimônio, reflexo para a nossa sociedade”, declarou.

Casamento Comunitário realiza sonhos

Parceiros

Para que o Casamento Comunitário acontecesse uma rede de solidariedade no comércio mobilizou diversos parceiros locais. Também participaram dessa mesma rede o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Cataguases, e a Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG). Ao final da cerimônia, houve sorteio de presentes, distribuição de bombons para os casais e bolo e refrigerante para os noivos e convidados.

Casamento Comunitário realiza sonhosCasamento Comunitário

A ação é uma iniciativa da unidade da DPMG em Cataguases, realizada por meio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC), e oferece a oportunidade aos casais de baixa renda de legalizarem sua situação civil, com isenção de taxas e emolumentos, e realizarem o sonho da cerimônia nupcial.

Além de fortalecer a união e os vínculos familiares, o Casamento Comunitário tem o objetivo de garantir a segurança jurídica do casal em questões como pensão, auxílios, inventários, partilha e direito de herança, por meio da união civil.

Casamento Comunitário realiza sonhos

Casamento Comunitário realiza sonhos

Casamento Comunitário realiza sonhos

Casamento Comunitário realiza sonhos Casamento Comunitário realiza sonhos

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Defensoria Pública realiza Casamento Comunitário em Cataguases

Defensoria Pública abre inscrições para Casamento Comunitário em Cataguases

Fonte: DPMG | Com texto e fotos de Alessandra Amaral