De Cataguases para o mundo, César Filho recebe prêmio do MIT

De Cataguases para o mundo, César Filho recebe prêmio do MIT

Ele já foi notícia aqui no site em 2018, logo após ser entrevistado pela Ana Maria Braga, em seu programa “Mais Você” da Rede Globo. Nascido em Muriaé, mas criado em Cataguases, ele também foi notícia quando recebeu o título de Cidadão Honorário naquele mesmo ano, das mãos do então vereador Hercyl Suhurt Salgado. Ele volta a ser notícia agora porque mais uma vez, César de Freitas Filho, acaba de receber o prêmio “MIT Innovator Under 35”, que em uma tradução livre quer dizer Prêmio Inovação para pessoas abaixo de 35 anos de idade. A sigla MIT, como é popularmente conhecida, trata-se de uma das melhores e mais concorridas universidades do mundo: o Massachussets Institute of Tecnology, dos Estados Unidos.

De Cataguases para oÉ isso mesmo. César, de 32 anos, acabou de ser agraciado pelo MIT, na categoria Saúde, com este prêmio concedido a “jovens inovadores excepcionalmente talentosos cujo trabalho tem o maior potencial para transformar o mundo”, traduzido do inglês. Motivo do reconhecimento: o aplicativo que ele criou – Wecancer – em 2017, depois de perder sua mãe para o câncer. Assim ele “ingressa no clube” que abriga nomes como Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, e a Larry Page, fundador do Google, entre outros nomes reconhecidos mundialmente, que já receberam o mesmo prêmio. “Nem acreditei quando soube que tinha sido premiado. Estou super feliz com o reconhecimento e sei que isto vai contribuir pra gente ajudar mais pessoas através do nosso app e da nossa plataforma Wecancer”, conta.

Filho de uma família pobre, ele conseguiu concluir sua graduação em Biologia, mas sempre esteve envolvido com assuntos de impacto social. Com a morte da mãe teve a idéia de criar o aplicativo Wecancer e, desde então para tornar este sonho realidade, enfrentou diversos percalços. Sua capacidade de superar obstáculos acabou lhe rendendo muitos reconhecimentos, como reportagens em diversos meios de comunicação. Além disso, em 2020, foi escolhido pela McKinsey (empresa de consultoria global) como um dos jovens de destaque do Brasil em seu relatório. Em 2021, foi selecionado para integrar a seleta rede de líderes da Fundação Lemann, que reúne jovens brasileiros de destaque, como Edu Lyra e a deputada federal Tabata Amaral.

 

O prêmio concedido a ele pelo MIT é um reconhecimento por ter criado o Wecancer, um aplicativo que inclui alerta de medicamentos, relato de sintomas, conteúdo informativo, calendário, clube de descontos e chat com enfermeira especialista. Mas o app foi apenas o seu ponto de partida. Hoje a Wecancer é uma plataforma para que equipes de saúde de hospitais e clínicas monitorem pacientes, facilitando a gestão de tarefas e melhorando as tomadas de decisão. Além disso, conta com um time multidisciplinar de saúde que desenvolve programas de cuidado personalizados. Enfim, a Wecancer também desenvolve tecnologias e serviços relevantes para a jornada do paciente oncológico, atuando do diagnóstico ao tratamento.

Em janeiro de 2021, o fundo VOX Capital – fundo pioneiro em investimentos de impacto no Brasil -, anunciou o aporte de investimentos na startup fundada por César. Além disso o Hospital Israelita Albert Einstein também investe no projeto. é assim que desde seu nascimento a WeCancer transformou a vida de mais de 10 mil pacientes.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Jovem cataguasense apresenta aplicativo para doentes de câncer em programa de TV

Câmara Municipal entrega títulos de cidadania honorária e benemérita 

No vídeo abaixo você conhece um pouco mais da história de Cesar Filho.