Onda de calor deve se agravar neste fim de semana, prevê Inmet

Onda de calor deve se agravar neste fim de semana, prevê Inmet

Desde o início desta semana os meios de comunicação estão divulgando a onda de calor que está alterando a temperatura em boa parte do país. Nesta quinta-feira, 21 de setembro, o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia publicou aviso meteorológico especial de nível vermelho (grande perigo).

Uma onda de calor vai atingir, até domingo (24), localidades dos estados de Mato Grosso, Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Em algumas cidades, as temperaturas máximas devem superar os 40°C. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nesse período de temperaturas altas, há maior probabilidade de incêndios na vegetação, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, que ainda registram baixa umidade do ar.

Segundo a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade), a onda de calor é caracterizada por um período prolongado de tempo excessivamente quente e desconfortável, no qual as temperaturas ficam acima de um valor normal esperado para uma região em determinado período do ano. Geralmente é adotado um período mínimo de três dias com temperaturas 5°C acima dos valores máximos médios.

O diretor do Centro Nacional de Gestão de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun, destaca que a população precisa estar atenta às medidas de autoproteção. Em caso de emergência, é recomendado entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 190.

Em caso de problemas respiratórios, procure um posto médico. Se avistar incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros (193), a Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190). Acompanhe as informações oficiais, por meio de sites, rádio, SMS, entre outros, emitidos pela Defesa Civil ou outras autoridades de sua cidade.

LEIA TAMBÉM
Calor deve marcar o fim de semana, e os temporais também

Fim de semana será de muito calor, prevê meteorologia

Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional | Foto: Arquivo | Arte: MIDR