Fim de semana será de muito calor, prevê meteorologia

Fim de semana será de muito calor, prevê meteorologia

Prepare-se para sentir calor neste fim de semana de final de inverno. A Zona da Mata está sendo atingida por uma forte onda de calor que vai elevar as temperaturas para acima de 35º. Esta é a previsão da meteorologia que também descarta chuva para esses dias na região. Segundo o climatologista Ruibran dos Reis, do Climatempo, a previsão é de céu claro, sem chuvas. Reis explica que uma massa de ar quente está atuando sobre o estado de Minas Gerais desde o dia 23 de agosto e deve seguir até dia 22 de setembro, data que marca o início da primavera em 2020.

A preocupação deve ser, além de ficar exposto durante muito tempo ao sol, a umidade relativa do ar que será ainda menor que nas últimas semanas e pode marcar entre 20% e 75%, mantendo a região em estado de alerta em relação ao tempo seco. A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que o índice de umidade ideal, que não causa danos ao ser humano, deve variar entre 50% e 80%. É por isso que, quando os níveis estão entre 20% e 30%, as regiões entram em estado de atenção.

Assim como na segunda semana de setembro, as temperaturas seguem marcando de três a quatro graus acima da média histórica.  Com o calor intenso é bom seguir algumas recomendações das autoridades em saúde, como:
– Pratique atividades físicas antes das 10h e após às 17h;
– Use roupas leves;
– Prefira refeições leves, adicionando ao cardápio frutas e verduras;
– Quando houver sol, utilize guarda-chuva ou sombrinha para se proteger dos raios solares;
– Mantenha-se hidratado, principalmente crianças e idosos;
– Hidrate a pele e beba bastante água;
– Se necessário, lave o nariz com soro fisiológico.

Fonte: Climatempo, Clima ao Vivo e G1 Zona da Mata | Foto: Skitterphoto