Vem aí o Edital Usina Criativa de Cinema e projeto Fábrica Animada

Vem aí o Edital Usina Criativa de Cinema e projeto Fábrica Animada

A quinta edição do Edital Usina Criativa de Cinema será apresentada em Cataguases nesta sexta-feira, 18 de agosto, às 19h, em evento especial com o tema “Audiovisual, Animação e Desenvolvimento Regional”, promovido pelo Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.

Além do anúncio do Edital, a programação conta também com a apresentação do projeto Fábrica Animada, um estúdio-escola e comunidade criativa a ser implantada em 2024 e, na sessão ‘Cinema feito à mão’, serão exibidos os curtas metragens de animação ‘Rê Bordosa’ e ‘Tempestade’. O diretor dos filmes Cesar Cabral, da Coala Filmes (SP), vai participar de um bate papo animado, acompanhado dos produtores-realizadores Claudio Santos (BH), Erick Ricco (BH) e Ivan Melo (SP).

Participam também do evento: Cesar Piva, presidente do Instituto Fábrica do Futuro e da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata; Eduardo Mantovani, presidente da Energisa Minas Rio e da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho; Carla Machado, coordenadora do curso “Tecnologia em Cinema e Animação” da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Claudio Rutz, coordenador da Escola SENAI Audiovisual em Cataguases.

A iniciativa é uma realização do Instituto Cidade de Cataguases, em parceria com o Instituto Energisa, a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e o Instituto Fábrica do Futuro, com o patrocínio da Energisa, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo de Estado de Minas Gerais.

A ação integra a retomada do Festival Ver e Fazer Filmes, que irá acontecer em março de 2024. Nessa nova edição, a “chamada criativa” irá selecionar até oito projetos de animação, sendo quatro curtas metragens e quatro de micronarrativas, para serem produzidos de setembro de 2023 a fevereiro de 2024. Além de receberem recursos financeiros para as produções, nesse período os projetos selecionados serão acompanhados por profissionais do setor de animação, por meio de mentorias e consultorias especializadas em diversas áreas da produção audiovisual.

Para participar da 5ª edição do Usina Criativa de Cinema os realizadores devem ser em sua maioria moradores da região na área de abrangência do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, apresentando projetos originais e inéditos, com temática livre, e conteúdo destinado ao público infanto-juvenil.

A data de abertura do edital e o período de inscrições será apresentado durante a realização do evento e posteriormente publicado no site e nas redes sociais do Polo Audiovisual da Zona da Mata e de seus parceiros. Para mais sobre outras edições do Edital e do Festival acesse www.festivalverefazerfilmes.org.br.

LEIA TAMBÉM
Festival Ver e Fazer Filmes aborda em fórum a “Cultura Empreendedora”

“A vida é coisa que segue” é o grande vencedor do 7º Festival Ver e Fazer Filmes

Fonte: Polo Audiovisual da Zona da Mata – Beth Sanna | Foto: Arquivo