Piscicultores da Zona da Mata realizam exposição de peixes ornamentais

Piscicultores da Zona da Mata realizam exposição de peixes ornamentais

De olho no crescimento do mercado de pets no Brasil, o município de Vieiras, na Zona da Mata, realiza nos dias 18, 19 e 20/8 (de sexta a domingo) a 1ª Exposição de Peixes Ornamentais da cidade. O evento vai ocorrer durante a 2ª Expo Agro Cultural, que acontece no Parque de Exposições do município neste final de semana. Durante a mostra de piscicultura, cerca de 10 produtores locais vão apresentar diversas espécies de peixes ornamentais.

Vieiras faz parte do Polo de Excelência em Piscicultura Ornamental da Zona da Mata, que conta ainda com os municípios de Barão do Monte Alto, Eugenópolis, Miradouro, Patrocínio de Muriaé, São Francisco do Glória e Muriaé. A região é a maior produtora nacional de peixes ornamentais, com produção anual de 28 milhões de animais, respondendo por 70% do total brasileiro.

Atividade rentável

De acordo com o coordenador técnico regional Agropecuário da Emater-MG, Rodrigo Couto, na região, há 225 produtores trabalhando diretamente na atividade, sendo 208 deles agricultores familiares. Estima-se que, no polo, a piscicultura gere uma renda aproximada de R$ 15 milhões. “A atividade funciona muito bem para o agricultor familiar, porque necessita de pouco espaço e é bem rentável. O produtor pode criar os peixes em tanques escavados, caixa d’água ou construir uma estrutura própria, ou seja, nada que requer muito investimento”, explica Rodrigo.

Em Vieiras, a Emater-MG e a prefeitura do município vêm trabalhando para incentivar e desenvolver a produção e comercialização de peixes ornamentais, buscando assim aumentar a renda no meio rural. A extensionista da Emater-MG, Rebeca Garcia, explica que a ideia da exposição de peixes surgiu para dar mais visibilidade à produção local. “A piscicultura ornamental é uma cultura bastante tradicional no município e a exposição é uma oportunidade de mostrar esse trabalho, chamando a atenção do público e dos compradores”, comenta Rebeca.

Na Exposição de Peixes Ornamentais de Vieiras, serão mostradas várias espécies de peixes com cascudo, carpas, kinguio, platy, espada, colisa, acará e outros, numa grande multiplicidade de cores e formas para encantar os olhos dos visitantes. Além da Emater-MG e das secretarias municipais de Agricultura e de Administração de Vieiras, a iniciativa tem o apoio do IMA e da Epamig. A entrada da exposição de peixes é gratuita.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura de Além Paraíba estuda implantar piscicultura comercial e ornamental

Epamig em Leopoldina promove piscicultura mineira na região

Fonte: Agência Minas | Foto: Pexels