Estudantes do Colégio Carmo realizam simulação da Cúpula das Américas

Estudantes do Colégio Carmo realizam simulação da Cúpula das Américas

O Plenário da Câmara Municipal de Cataguases recebeu na última quinta-feira, 14 de junho, estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio do Colégio Carmo. Eles participaram da edição 2023 do CARMun (Carmo’s Model United Nations), um modelo das Nações Unidas que simula, com os estudantes, um ambiente diplomático em que é administrada a política internacional. Na ocasião eles realizaram uma Simulação da Cúpula das Américas.

Estudantes do Colégio CarmoVinte e quatro Nações do Continente Americano foram representadas por estudantes do 2º ano, que assumiram o papel de delegados, orientados por uma mesa diretora, também formada por estudantes. Todos apresentaram sua argumentação baseada no posicionamento do país que representaram, com relação ao tema escolhido para o debate: “A influência das políticas de desinformação na promoção de movimentos antidemocráticos na América.” A temática foi inspirada nas propostas do MINIONU, evento organizado no curso de Relações Internacionais da PUC-MG.

Alunos do 3º ano também participaram como representantes de duas organizações não-governamentais de direitos humanos, a Anistia Internacional e a Human Rights Watch. Como o tema em debate fazia referência às “Big Techs”, as grandes empresas de tecnologia, outros estudantes do 3º ano assumiram o papel de representantes da Alphabet (empresa proprietária do Google e do Youtube), da META (proprietária do Instagram, Facebook e Whatsapp) e do TikTok. Formaram, ainda, um “Comitê de Imprensa”, com estudantes que ficaram responsáveis pelo registro do evento. Em breve, eles vão editar uma vídeo-reportagem em que fizeram, inclusive, entrevistas com os participantes.

Conferências desse tipo estimulam a aprendizagem de práticas parlamentares, oratória, debate e escrita, pensamento crítico, liderança e cooperação, dando espaço para compreensão de situações complexas, estimulando o respeito e a empatia em relação a outros povos, explica a professora de Sociologia, Luciana Melo, que orientou todo o processo. Ela, em nome do Colégio Carmo, também agradeceu a Mesa Diretora da Câmara pelo apoio ao projeto e cessão do Plenário.

LEIA TAMBÉM
Colégio Carmo faz palestra sobre Consciência Negra

Sétima Arte inspira apresentações de estudantes do Colégio Carmo

Fonte: Colégio Carmo | Texto e fotos: Luciana Mendonça de Melo