Colégio Carmo faz palestra sobre Consciência Negra

Colégio Carmo faz palestra sobre Consciência Negra

Os estudantes do 2º ano do Ensino Médio receberam para um bate-papo, na manhã dessa sexta-feira, no Colégio Carmo, a professora Valéria Dias, que trabalha nas escolas estaduais Professor Quaresma e Francisco Inácio. Atuante, desde a sua adolescência, no movimento negro de Cataguases, ela veio apresentar os projetos que vem desenvolvendo na cidade, por uma educação antirracista.

Colégio Carmo faz palestraEx Com Valéria, vieram duas jovens integrantes do movimento, Eduarda e Suellen, que participam do projeto “Odara Dudu: lugar de preto”. “Há seis anos, na Escola Estadual Professor Quaresma, trabalhamos na formação de professores e alunos para as meninas assumirem o cabelo cacheado. É um empoderamento”, explicou. A partir daí, o grupo começou a organizar um desfile anual, valorizando a beleza negra. No ano passado, fizeram uma sessão de fotos, contando com o apoio do “Coletivo Lélias”, do qual Valéria também faz parte. “A proposta, agora, é dar continuidade ao movimento, desenvolvendo a formação de professores e alunos de outras escolas pela educação antirracista”, informou.

O encontro de hoje aconteceu a convite da professora de Sociologia, Luciana Melo. Os alunos estão estudando, neste mês, diferentes movimentos sociais e como dia 20 de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra, o tema desperta maior interesse. O bate-papo foi de troca de experiências, vivências e orientações. “Agradecemos a presença da Valéria, Duda e Suellen em nossa escola. Sempre bem-vindas, finalizou a professora.

Fonte e fotos: Colégio Carmo