Sétima Arte inspira apresentações de estudantes do Colégio Carmo

Sétima Arte inspira apresentações de estudantes do Colégio Carmo

O resultado da tradicional gincana cultural do Colégio Carmo de Cataguases foi anunciado na manhã de hoje e a escola, agora, convida a comunidade a visitar o site – www.colegiocarmo.com.br, onde estão os álbuns de fotos do evento, realizado nos dias 11 a 14 de julho, e a classificação das turmas participantes, do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O tema deste ano foi a “Sétima Arte”.

Sétima Arte inspira apresentaçõesOs trabalhos apresentados se inspiraram nos clássicos, grandes produções internacionais e nacionais. Destacaram, naturalmente, Cataguases, que é conhecida como o berço do cinema nacional, por obra de Humberto Mauro. Como a cidade despontou, nos últimos anos, como um importante polo audiovisual brasileiro, onde têm sido gravados diversos filmes, cinco deles foram escolhidos na Semana do Carmo. Os estudantes produziram mini-documentários, que agora estão publicados no canal da escola no Youtube, em www.youtube.com/c/CarmodeCataguases.

As apresentações culturais são o ponto alto da Semana do Carmo. As turmas capricharam nas coreografias ao som de famosos musicais do cinema e transformaram em teatro algumas cenas icônicas de filmes que eles mesmos escolheram, entre clássicos e grandes bilheterias. Na abertura, um tapete vermelho foi estendido no pátio central da escola para um desfile de personagens marcantes do cinema. Com uma maquiagem primorosa, um estudante do 3º ano se destacou, fantasiado de Neytiri, a princesa de Avatar.

Sétima Arte inspira apresentaçõesBonito também foi ver o ginásio da escola parecendo um grande ateliê de artes, onde 68 grupos faziam desenhos a mão, pinturas e pesquisas para estampar cartazes informativos e ilustrativos. Dentre as abordagens estavam a recriação de pôsteres de filmes de animação, linhas do tempo sobre grandes diretores e suas obras, confecção de flipbooks, o “Especial Harry Potter” e um tributo a Charles Chaplin.

Em análises críticas de filmes, os alunos demonstraram sensibilidade nas abordagens de questões como racismo, negacionismo científico, nazismo, desigualdade de gênero, pobreza menstrual, exclusão escolar, fome e miséria. A comissão organizadora do evento escolheu onze dramas do cinema que abordam esses problemas sociais, ampliando as oportunidades de discussão e conscientização dos jovens.

Sétima Arte inspira apresentaçõesComo não poderiam faltar nessa gincana, as brincadeiras, atividades lúdicas e esportivas deram o tom de festa para o evento, tão importante para o fortalecimento dos laços de amizade entre os estudantes. As torcidas organizadas, com suas camisas na cor que identificava a turma, tiveram quatro dias de muita diversão na escola. Essa alegria ganhou um brilho mais que especial, depois de dois anos de pandemia, com traumáticas vivências para a comunidade escolar.

“O cinema é vida, é conhecimento, é diversão, é alerta, denunciando preconceitos e injustiças; o cinema nos encanta, desvendando realidades inspiradoras; o cinema nos ensina, mostrando fatos reais da história; o cinema nos fascina, criando mundos imaginários cheios de fantasia. Que esta Semana do Carmo nos traga muita inspiração, emoção, alegria e conhecimento”, afirmou a Diretora Pedagógica, Cecília Poyares, ao apresentar a proposta aos estudantes.

Além da programação cultural, todos participaram também da gincana solidária, que contou com a mobilização de estudantes, familiares e uma grande comunidade de benfeitores. Os donativos já foram entregues a instituições assistenciais de Cataguases. Foram beneficiados a Sociedade São Vicente de Paulo de Cataguases, o Lar de Idosos São Vicente (no bairro Bandeirantes), a AFAN (no bairro São Vicente), o Educandário Dom Silvério e o Grupo Missão Barsanulfo.

LEIA TAMBÉM
Colégio Carmo promove gincana com metodologias ativas de aprendizagem
Estratégias tecnológicas impulsionam o ensino remoto no Colégio Carmo

Fonte e fotos: Colégio Carmo