Palestras e homenagens marcam a 504ª UREZOMA em Cataguases

Palestras e homenagens marcam a 504ª UREZOMA em Cataguases

No último dia 13 de maio, foi realizada no Salão de Festas Manto Verde, em Cataguases a 504ª UREZOMA (União das Associações Médicas Regionais da Zona da Mata). O tradicional evento médico contou com uma programação diversificada com várias palestras, a entrega do “Troféu Honra a Ética Dr. José Queiroz Pereira”, e entrega do Troféu Mérito Acadêmico, além de um almoço de confraternização. Por ocasião do Dia das Mães foi prestada uma homenagem à mãe mais idosa presente ao evento. O encerramento contou com uma atração especial, a participação do Grupo de Dança Italiana Tarantolato, da Casa de Itália, de Juiz de Fora.

Palestras e homenagens marcamA UREZOMA é o evento médico mais longevo das Américas (esta foi sua 504ª edição) e contou com a presença de profissionais de alto nível que ministram palestras relevantes ao aprimoramento do conhecimento médico, conforme revelou o presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases, médico Joseph Antônio Freire, idealizador daquela encontro. Ele destacou as homenagens prestadas aos médicos cataguasenses Amarildo Neves Ferreira, Eduardo Saldanha de Mello e Janaína Barros Pimentel, que receberam o Troféu Honra a Ética Dr. José Queiroz Pereira”.

O médico Delano Carlos Carneiro, presidente da UREZOMA, disse que a entidade tornou-se referência, e elogiou o trabalho de Joseph Freire, na organização do encontro, que classificou como sendo “primoroso”. “Ele (Joseph) criou um troféu para aqueles que se colocaram como exemplos para nós, no exercício profissional cotidiano na área médica, e um prêmio inovador para as pesquisas, motivando os médicos, futuros e atuais, a realizarem trabalhos e estudos sobre temas importantes na área científica. E neste encontro ainda tivemos um excelente nível de oradores em diversas áreas de atuação”, avaliou.

Palestras e homenagens marcamEm seu discurso, doutor Joseph (foto ao lado) agradeceu aos patrocinadores e aos presentes. Em seguida lembrou os temas do evento envolvendo as áreas na área médica, jurídica e de classe. Criada em 1966, a UREZOMA, disse Joseph, “se mantém ativa graças a lealdade dos princípios básicos que nortearam a sua criação: preservar a dignidade do profissional, ampliar o diálogo, intercâmbio científico e fortalecimento do espírito associativo e a consolidação de um convívio fraterno, entre os médicos da Zona da Mata.” Ele também elogiou a atuação da Associação dos Acadêmicos de Medicina (AAMC) e disse que a Medicina é uma “profissão feita para o doente, e não para o médico. O médico é um agente desta ação.” Também defendeu o fortalecimento das entidades de classe, bem como “resgatar a empatia com os nossos clientes e com a nossa equipe”, frisou.

Joseph também fez uma avaliação positiva do encontro. “Foi um sucesso, inclusive com a participação de vários acadêmicos de Medicina de várias faculdades importantes do estado. Foi um encontro muito proveitoso”, reforçou. Entre outros destaques, ele citou a premiação em dinheiro de três trabalhos que também receberam o certificado de Mérito Acadêmico, os temas abordados nas palestras e já projetou novidades para 2024 revelando que nos próximos dias iniciará o planejamento da próxima edição. Por fim salientou a necessidade de incentivar a pesquisa científica e os trabalhos acadêmicos.

Palestras e homenagens marcam Palestras e homenagens marcam

LEIA TAMBÉM
Médico Joseph Freire é reeleito presidente da Sociedade de Medicina de Cataguases

Médicos da região participam da reunião da UREZOMA em Cataguases

Fotos: Acervo SMCC