Começam as obras do novo quartel da Polícia Militar em Cataguases

Começam as obras do novo quartel da Polícia Militar em Cataguases

Começaram neste mês de março as obras de construção do novo Quartel da Polícia Militar de Minas Gerais em Cataguases, no terreno ao lado da Praça de Esportes. A nova sede da PM vai ocupar uma área de 480 metros quadrados em apenas um pavimento e suas dependências vão atender às atividades administrativas e estratégicas da corporação. A obra está sendo executada pela Minas Florestais Construções Ltda, empresa licitada pelo Governo de Minas para a execução do projeto elaborado pela secretaria municipal de Obras e aprovado pelo alto comando da Polícia Militar do Estado.

A construção da nova sede da PM foi orçada em R$ 1.176.321,24 e a expectativa é de que a obra seja entregue em novembro. Conforme observa o novo comandante da 146ª Companhia de Polícia Militar, Major Rodrigo da Silva Paro, as novas instalações da PM, em área central e estrategicamente localizada, vai proporcionar um atendimento de muito mais qualidade à população. “Estaremos ao lado do Corpo de Bombeiros e bem próximo da sede da Defesa Civil Municipal, ou seja, ainda que não oficialmente, pode-se dizer que estaremos numa área integrada de segurança pública”, destaca.

Ainda de acordo com Major Paro, outro diferencial da nova sede da Polícia Militar será a instalação no local de uma Central de Monitoramento das imagens geradas pelas câmeras de segurança que estarão instaladas nas entradas ou saídas da cidade e em diversos pontos estratégicos. A Central de Monitoramento é uma das soluções do programa Cidades Inteligentes na área de segurança pública, proposto pelo IPGC (Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades).

Organização da sociedade civil, o IPGC já está conveniado com o município de Cataguases, colocando a cidade no rol de projetos de desenvolvimento urbano, a partir de modelos tecnológicos inovadores. Desde janeiro de 2022, a corporação da Polícia Militar em Cataguases se mantém instalada na sede da Polícia Militar do Meio Ambiente, no bairro Horto Florestal. “Ainda que provisoriamente, seguimos à disposição da população para prestar atendimento presencial ou pelo número 190”, afirma Major Paro, que é natural de Ubá, e que assumiu a Companhia da Policia Militar em Cataguases, após comandar os policiamentos nos municípios de Visconde do Rio Branco, Ouro Preto, Rio Pomba e Ubá.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura de Cataguases inaugura sede própria da Catrans

Prefeitura de Cataguases abre consulta pública sobre a Lei Paulo Gustavo

Texto: Roberto Guimarães | Foto: Jornal Cataguases – Reprodução