Verão termina neste fim de semana com possibilidade de chuva na região

Verão termina neste fim de semana com possibilidade de chuva na região

Chega ao fim nesta segunda-feira, 20 de março, o Verão, a estação mais festejada pelos brasileiros. Este ano, porém, ela trouxe também muita chuva, enchente e estragos em diversas cidades da região, como Cataguases. As análises dos institutos de meteorologia afirmam que estas ocorrências são consequências da mudança climática provocada pelo aquecimento global. O fato incontestável e perceptível por todos – especialmente os mais velhos – é que tem ocorrido muito mais tempestades do que há dez anos, por exemplo.

Mas às 18h25min desta segunda-feira, 20, o Outono chega para começar a mudar esta realidade trazendo temperaturas mais amenas, redução nas chuvas e tornando os dias com a mesma duração da noite. De acordo com as previsões do Climatempo, “por conta do aquecimento do Oceano Pacífico, as temperaturas ficarão acima da média em Minas Gerais, inclusive a Zona da Mata.” Com relação à incidência de chuvas, aquele instituto prevê precipitações acima da média em abril em toda a região Sudeste, porém, “bem menores se comparados aos acumulados do mês de março”, destaca.

A análise do Climatempo detalha: “Na primeira quinzena de abril de 2023 a chuva será ainda típica de verão, com pancadas isoladas e fortes, mas na segunda quinzena do mês já começa a ter a influência mais pela passagem de frentes frias, que também podem trazer chuva forte. Além disso, as temperaturas já começam ser típicas do Outono, que caem mais à noite.” Para maio, a previsão indica chuva abaixo da média e a chegada de duas fortes frentes frias. Para a Zona da Mata as temperaturas devem ficar levemente abaixo da média. Junho também será de pouca chuva, segundo o Climatempo. A temperatura para a Zona da Mata, porém, deve ficar um pouco acima da média, completa aquele instituto.

LEIA TAMBÉM
Começa o Verão com previsão de chuvas acima da média no país

Enchente avança e algumas ruas da cidade estão interditadas

Fonte: Climatempo | Foto: Reprodução