Começa o Verão com previsão de chuvas acima da média no país

Começa o Verão com previsão de chuvas acima da média no país

Chegou o Verão! Oficialmente às 18h48min desta quarta-feira, 21 de dezembro. Porém, a estação mais festejada do Brasil, trouxe o sol de volta a Cataguases após vários dias em que ele não aparecia por aqui. Entretanto, a nova estação não deve proporcionar sol brilhando e aquele calorão esperado Brasil afora. A previsão é de chuva, que deve ser a característica desta estação, conforme a meteorologia. Para a nossa região, janeiro promete sol e calor.

Ao menos na primeira semana, o calor não deve prevalecer no território nacional. Além disso, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a expectativa é de chuvas acima da média em praticamente todo o país. A nova estação herda da primavera a ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), uma faixa de nebulosidade que segue ativa, formando nuvens carregadas, tempestades e rajadas de vento.

Segundo a pesquisadora Ana Ávila, do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, a ZCAS é um fenômeno típico de verão, mas neste ano começou a atuar já na primavera e deve continuar provocando precipitações em grande parte do país. São chuvas intensas, diz Ávila, com potencial para a formação de enchentes e alagamentos. “Teremos chuva acima da média em várias regiões do país nessa estação”, afirma.

Para a maior parte de Minas Gerais, como a Zona da Mata, por exemplo, a previsão da meteorologia é de um janeiro com índices de chuva normal a abaixo da média, com grandes períodos de céu aberto e veranicos, que são dias de estiagem, acompanhado por calor intenso. A estação mais amada pelo brasileiro se estende até às 18h24min do dia 20 de março.

LEIA TAMBÉM
Primavera chega esta noite com previsão de chuva acima da média

Energisa realiza seminário sobre o período de chuvas

Fonte: Folha de S. Paulo e Estado de Minas | Foto: Arquivo