Sicoob Coopemata é pioneiro em agenda de neutralização de CO2

Sicoob Coopemata é pioneiro em agenda de neutralização de CO2

O Sicoob Coopemata assumiu o compromisso, de forma voluntária, de contribuir para o meio ambiente, envidando esforços na busca da neutralização do CO2 (gás carbônico) emitido por sua atividade. Essa ação inicia-se com a realização do inventário de Gases Efeito Estufa (GEE) produzidos pelas suas unidades e culmina no plantio de árvores, que visa compensar e/ou neutralizar a emissão do CO2.

No dia 9 de julho de 2022, foi realizado o lançamento da Agenda de Neutralização de CO2 do Sicoob Coopemata, através do plantio de 92 árvores referentes ao inventário GEE realizado no Posto de Atendimento da cidade de Senador Firmino. A primeira agenda do Sicoob Coopemata tem o objetivo de inventariar e revisar a emissão de GEE de 20 postos de atendimentos até o ano de 2024 e o plantio das árvores para que a compensação/neutralização ocorra até o final do ano de 2025.

Em consonância com a Agenda de Neutralização de CO2, foi lançada, em fevereiro de 2023, a campanha Adote Uma Árvore, que permite a participação direta dos cooperados Sicoob Coopemata no cumprimento da Agenda de Neutralização.

O principal objetivo da campanha é envolver o cooperado para que ele seja um integrante ativo da Agenda de Neutralização e, como consequência, despertar nele o senso de pertencimento, participando da neutralização de CO2 de sua cooperativa e fomentando o negócio. Para participar da campanha, o associado é convidado a realizar o investimento em seu capital social de 1+9 parcelas de R$ 19,50, e assim contribuir para o plantio das árvores.

Sicoob Coopemata é pioneiro

Todos os projetos estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com a Coop 27, que tem uma grande preocupação com as mudanças climáticas. “Queremos desacelerar o aquecimento global, melhorar a qualidade de vida do planeta e evitar a sobrecarga ambiental da Terra, sem comprometer a capacidade das gerações futuras”, relata a Coordenadora do Comitê de Sustentabilidade, Naiara Medina. Para o Diretor Administrativo, Vinícius do Vale, “essa agenda demonstra quão importante é a preocupação com a sustentabilidade e como a cooperativa trata o tema”.

“A ideia do Adote uma árvore, além demonstrar a preocupação do Sicoob Coopemata com o meio ambiente, também é uma forma de disseminar entre os cooperados esse conceito: da importância do meio ambiente, da importância de nós trabalharmos para zerarmos a emissão de gás carbono na cooperativa que é dele, e, por consequência, que ele também se anime a fazer o mesmo dentro da sua própria empresa. Então, a Coopemata tem dado o exemplo, para que nossos cooperados divulguem essa iniciativa e possam, além de fortalecer a cooperativa através da integralização de capital, fortalecer também a ideia. Se cada um fizer a sua parte, alcançaremos o nosso objetivo”, relata o Presidente do Conselho de Administração, César Mattos. Promover a sustentabilidade e cuidar do nosso planeta: esse é um compromisso do Sicoob Coopemata.

LEIA TAMBÉM
Sicoob Coopemata aprova distribuição de R$ 12 milhões aos cooperados

Sicoob Coopemata apresenta resultados em Pré-Assembleia

Fonte e fotos: Sicoob Coopemata