Itamarati de Minas vai transformar resíduo orgânico em fertilizante

Itamarati de Minas vai transformar resíduo orgânico em fertilizante

A Prefeitura de Itamarati de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, criou uma área de compostagem de resíduos vegetais, nas proximidades do local onde é feito o transbordo do lixo urbano. A iniciativa vai beneficiar o meio ambiente e, também, o produtor rural local, conforme destacou o prefeito, Hamilton de Moura Filho.

O município produz grande volume de material orgânico oriundo de limpezas particulares de quintais, extrações e podas de árvores realizadas pela Prefeitura. Esse material será levado para esta nova área – denominada – pátio de compostagem, revela o Secretário de Agricultura, Luciano de Moura, que aparece na foto acima com o prefeito.

– A Administração percebeu nesta realidade uma oportunidade importante para dar destinação adequada a estes materiais orgânicos, explicou Luciano. Dessa forma, completa, vamos contribuir com o homem do campo na produção e fornecimento desse composto orgânico para enriquecer o solo.

Conforme explicou, após ser recolhido, o material será descarregado no pátio de compostagem, passado pelo triturador de galhos e em seguida combinado com outros resíduos orgânicos, ricos em carbono e nitrogênio como capins e esterco de origem animal. “O resultado desse processo é um composto orgânico rico em nutrientes que será utilizado para enriquecimento do solo pelos produtores rurais do município, inclusive os que atuam na chamada Agricultura Familiar”, finalizou Luciano.

LEIA TAMBÉM
Tupi Futebol Clube e Itamarati de Minas comemoram parceria

Itamarati de Minas vacina população contra a meningite

Fonte e fotos: Prefeitura de Itamarati de Minas