Cataguases começa a ser mapeada por georreferenciamento

Cataguases começa a ser mapeada por georreferenciamento

A Prefeitura de Cataguases contratou o serviço de mapeamento por georreferenciamento do município que está sendo feito pela empresa Geodados. Após concluído o trabalho, o Poder Executivo Municipal terá um conhecimento maior sobre o município, o que favorece o direcionamento de políticas públicas. Outros benefícios proporcionados pela tecnologia que oferece o mapeamento por imagem, parecido com o que se tem hoje no Google Maps, é o auxílio na revisão do Plano Diretor Municipal, outra necessidade urgente de Cataguases, informa a prefeitura de Cataguases.

Após a conclusão do serviço prevista para o próximo mês de junho, ainda e acordo com o Executivo Municipal, o material será disponibilizado para a população, que poderá identificar a partir dele, por exemplo, informações sobre o alagamento do Rio Pomba e seus afluentes a partir das dimensões de seus leitos e quais regiões são afetadas com as cheias, o que vai auxiliar na prevenção tanto dos moradores, como dos empresários com imóveis localizados nas áreas de risco e propensas a inundações.

O geoprocessamento é uma ferramenta moderna e importante quando o assunto é Planejamento Urbano. Ele utiliza tecnologias modernas como imagens aéreas de alta resolução e fotos de fachada 360° dos imóveis, o que possibilita que todo o trabalho seja realizado de forma remota, sem a intervenção de fiscais em campo. O objetivo é a organização do território urbano, com a identificação das áreas obsoletas e readequação das regiões com construções, trazendo justiça tributária ao município. Com o resultado, Cataguases terá o cadastro imobiliário atualizado e um mapa preciso da cidade, tornando possível o planejamento e a execução de políticas públicas em menos tempo e com economia.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura de Cataguases inaugura sede própria da Catrans

Prefeitura de Cataguases oferece curso de qualificação profissional gratuito

Fonte: Prefeitura de Cataguases | Foto: Vertice