Cataguases convoca produtores para programa de Melhoramento Genético

Cataguases convoca produtores para programa de Melhoramento Genético

Produtores rurais de Cataguases, interessados em iniciar o melhoramento genético do gado, devem se inscrever para participar do Programa de Inseminação + Pecuária. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município, continua com às inscrições abertas. O programa oferece apoio técnico e sêmen com aptidão de leite e corte.

As inscrições podem ser feitas na Rua Gama Cerqueira, 70, no segundo andar (antigo Pronto Cordis). Os produtores podem tirar dúvidas pelo telefone (32) 3421-2345.

De acordo com o executivo, o programa inédito de melhoramento genético proporciona aos agropecuaristas familiares cataguasenses, acesso a tecnologia mais importante na produção de rebanhos.

Produtividade de lucratividade

A reprodução é um dos fatores que mais afetam a produtividade e a lucratividade de um rebanho. Uma propriedade com bom desempenho reprodutivo consegue produzir mais, vender mais e gerar mais lucro. A tecnologia da inseminação artificial atua no aumento de produção de arrobas por hectare, no tamanho da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças. Em resumo: o melhoramento genético diminui o custo e aumenta a produção.

O melhoramento genético é considerada a melhor ferramenta para responder à demanda por sustentabilidade ambiental. No mais positivo dos cenários, em relação ao desempenho, é possível ter o dobro de produção em metade das terras ocupadas atualmente pela bovinocultura. A produção sustentável garante mais lucros com menores custos, conserva os solos e os recursos hídricos, preserva a biodiversidade, possibilita o sequestro de carbono maior que a emissão de metano dos bovinos, além da pastagem com melhor qualidade nos períodos críticos do ano.

LEIA TAMBÉM
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realiza encontro sobre transição ecológica

Secretaria de Agricultura apresenta diagnóstico sobre o setor rural do município

Fonte: UaiAgro | Foto: Conafer