Secretaria de Agricultura apresenta diagnóstico sobre o setor rural do município

Secretaria de Agricultura apresenta diagnóstico sobre o setor rural do município

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) apresentou o resultado do Diagnóstico Rural realizado entre os meses de junho e setembro juntos aos produtores rurais estabelecidos no município de Cataguases. O levantamento de dados servirá de base para que sejam elaboradas políticas públicas, contribuindo para o desenvolvimento de programas para o fomento da produção agropecuária local, conforme informou o titular daquela Pasta, Rogério Farage.

Ao todo, foram visitadas pela equipe da SAMA quatrocentos e cinco propriedades rurais, sendo 76% delas classificadas como de pequeno porte. Quanto as atividades de agricultura, constatou-se que 50,8% dos entrevistados se dedicam à horticultura, 39,5% à fruticultura e na terceira posição está a produção de grãos por 5,1% dos entrevistados.

De acordo com o diagnóstico, nas atividades agropecuárias os destaques são a bovinocultura do leite, praticada por 41,8% dos produtores, atividade predominante nos distritos de Sereno, Cataguarino, Aracati e Glória e a bovinocultura de corte, ocupando a segunda posição com a dedicação de 31,1% dos produtores, que em sua grande maioria abastece frigoríficos da região e açougues do município.

– Além de informações sobre produção e características das propriedades, o trabalho de campo ainda identificou as principais demandas dos produtores, revelou Rogério. O relatório será publicado em breve – acrescenta o Secretário – na página da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente – SAMA, no site da Prefeitura de Cataguases, concluiu.

Fonte: Jornal Cataguases | Foto: Embater-MG