Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realiza encontro sobre transição ecológica

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realiza encontro sobre transição ecológica

Produtores de Cataguarino, distrito de Cataguases, participaram nesta manhã de terça-feira, 30 de novembro, do 1º Encontro de Transição Agroecológica de Cataguases. O evento teve início às 8 horas, com sua conclusão no meio da tarde, e aconteceu na sede da Associação dos Produtores de Leite daquele distrito. Dividido em duas etapas, teórica e prática, a iniciativa integra projeto coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Cataguases (SAMA), em parceria com a Emater-MG.

Secretaria de Agricultura eConforme a programação divulgada, o evento foi ministrado pelo Coordenador Estadual de Agroecologia da Emater–MG, Fernando Tinoco e faz parte de um projeto coordenado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em conjunto com a Emater, que visa iniciar um grupo de produção e comércio de produtos agrícolas baseado nos princípios da agroecologia, conforme informação daquele órgão. Ele abordou o tema “Agroecologia e Agricultura Orgânica, conceitos, prática e técnicas agroecológicas”. Após a palestra, o grupo de produtores participou de oficinas práticas sobre preparo composto, biofertilizantes e caldas.

“Além de ser uma forma de cultivo que está em harmonia com o meio ambiente, a agroecologia propicia maior segurança aos produtores rurais, já que não utiliza agrotóxicos para produção de alimentos”, revelou Rogério Farage, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente. O encontro teve a participação de produtores, extensionistas da Emater, membros da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e representante da Companhia Industrial, parceira na realização do evento, assim como o Banco do Brasil.

Na primeira etapa do encontro – teórica – Tinoco fez uma explicação de conceitos e demonstração de casos de sucesso, além de troca de saberes entre os participantes. No período da tarde – parte prática – foi demonstrado o preparo de caldas naturais para controle de insetos e doenças, biofertilizantes e compostos orgânicos. Um grupo de agricultores selecionados será, a partir de agora, assistido por extensionistas da Emater-MG, na realização da transição da produção tradicional para produção com bases agroecológicas.

Secretaria de Agricultura e

Fotos: SAMA