Rio Pomba segue subindo e está próximo de sete metros

Rio Pomba segue subindo e está próximo de sete metros

A chuva que caiu em Cataguases na noite de segunda-feira, 9, e nesta terça-feira, 10 de janeiro, voltaram a alagar a cidade, aliado a temporais que também foram registrados em municípios que estão na cabeceira do rio Pomba, como é o caso de Santa Bárbara do Tugúrio, onde as informações dão conta de que caiu uma tromba d`água. A previsão, no final da tarde de hoje ainda é de aumento do nível do rio Pomba durante as próximas horas.

Assim como ocorreu no último final semana, no momento em que esta matéria estava sendo redigida, as águas do Pomba já tomavam (parcial ou totalmente) a Avenida Rotary, Ruas Nogueira Neves e Francisco Rossi, Praça da Policlínica, Vila Minalda, Beira Rio, entrada para a Vila Reis. Com o alagamento de parte da Vila Minalda a entrada da cidade está interditada e os veículos devem passar por Barão de Camargo.

A Secretaria de Desenvolvimento Social informou que até o início da noite já haviam sido contabilizados 1.252 pessoas desalojadas – que saíram de suas residências e estavam em outros imóveis, como por exemplo, de amigos ou parentes. Outras 47 desabrigadas foram acolhidas pela Prefeitura em abrigos provisórios montados em espaços municipais. Todas elas já estão cadastradas no banco de dados da secretaria municipal de Desenvolvimento Social para a inclusão em políticas socioassistenciais. As escolas Manoel Dutra de Siqueira, no bairro São Diniz, Turminha da Mônica, no Popular, Professor Antônio Amaro, na Granjaria, recebem estas pessoas.

Além do deslizamento de terra que interditou pela manhã a Avenida Veríssimo Mendonça, na Vila Tereza, também ocorreu outro evento idêntico na Vila Minalda, de menor envergadura, que não chegou a interromper o fluxo de veículos. Outra ocorrência foi a abertura de uma cratera na Rua Álvaro França, no bairro Sol Nascente. O dano resulta de um processo erosivo no solo, em decorrência de rompimento de uma rede pluvial. Com isso, a rua encontra-se totalmente interditada em um trecho que compreende uma quadra, por onde o trânsito tem sido desviado.

Os interessados em doar às vítimas da enchente podem entrar em contato com a secretaria dos Conselhos, localizada na Galeria Salgado, no centro da cidade, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 16h. Os itens necessários para a população afetada são: água, alimentos não perecíveis, fraldas descartáveis para adultos e crianças, leite, móveis, produtos de higiene pessoal e roupas de cama. Esta tarde, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a Prefeitura recebeu ajuda humanitária do Governo de Minas Gerais contendo 150 cestas básicas, 50 colchões com kits dormitórios e 40 kits de higiene que serão destinados às vítimas das chuvas em Cataguases.

LEIA TAMBÉM
Encosta desmorona e interdita rua na Vila Tereza

Rio Pomba sobe desde as primeiras horas desta terça-feira

Fonte: Prefeitura de Cataguases | Foto: Arquivo