UEMG abre inscrições para vestibular em Tecnologia em Cinema e Animação

UEMG abre inscrições para vestibular em Tecnologia em Cinema e Animação

Estão abertas, até o dia 9 de janeiro, as inscrições do vestibular para o ingresso de alunos na segunda turma do curso de Tecnologia em Cinema e Animação-2023. A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) está ofertando 24 vagas, de forma presencial e gratuita, para a unidade de Cataguases, que funciona no antigo PINA (foto), no Bairro Guanabara.

O Vestibular será organizado e executado pela empresa MS Concursos e as inscrições podem ser feitas no site vestibular.uemg.br com taxa de inscrição simbólica de R$5,00. O processo de seleção será composto de Provas de Conhecimentos Gerais, comuns a todos os cursos, com 48 questões de múltipla escolha, considerando os conteúdos do núcleo comum do Ensino Médio e redação.

Além das vagas do curso de Tecnologia em Cinema e Animação, serão oferecidas 4.607 vagas, em 127 cursos presenciais, distribuídos em 17 municípios de Minas Gerais. As provas serão aplicadas presencialmente nas cidades onde a Universidade possui Unidade Acadêmica, no dia 29 de janeiro de 2023, em local a ser informado no Comprovante Definitivo de Inscrição.

Para todos os cursos oferecidos no vestibular, no ato da inscrição será possível escolher a categoria na qual se deseja concorrer: pela ampla concorrência (20% das vagas), reserva de vagas (50%) ou pela inclusão regional (5%). Para cada uma delas serão exigidos documentos comprobatórios, listados no edital, a serem digitalizados e oportunamente anexados na Área do Candidato.

Dúvidas e informações sobre o processo seletivo poderão ser encaminhadas, por e-mail, [email protected] pelo telefone 0800 299 32 32 e pelo Fale Conosco a ser disponibilizado na Área do Candidato. Para ler o edital completo clique aqui.

Programa de cotas

O Programa de Seleção Socioeconômica da UEMG, PROCAN, reserva 50% das vagas do vestibular para candidatos nas seguintes categorias:
I) Negros, que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas e renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;
II) Quilombolas, que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas e renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;
III) Indígenas, que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas e renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;
IV) Ciganos, que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas e renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;
V) Egressos de escola pública, com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;
VI) Pessoas com deficiência.
O candidato poderá optar por concorrer a vaga em uma dessas categorias, ao realizar sua inscrição no site do Vestibular.

Inclusão regional

Além das categorias descritas acima, como forma de contribuir com o desenvolvimento regional a UEMG reserva ainda 5% das vagas do vestibular para candidatos que, ao mesmo tempo, residam em Minas Gerais e que tenham cursado integralmente seu Ensino Médio em instituições públicas (municipais, estaduais ou federais) sediadas no Estado de Minas Gerais. Assim como as categorias do Procan, será possível optar por concorrer pela Inclusão Regional no momento da inscrição.

Cronograma Resumido

● 07/12/2022 – Início das Inscrições
● 19/12/2022 – Último dia para inscrição no PROCAN e Inclusão Regional
● 09/01/2022 – Último dia para inscrição no Vestibular para Ampla Concorrência
● 29/01/2023 – Provas de Conhecimento Geral
● 13/03/2023 – Divulgação do Resultado final
● 14/03/2023 a 20/03/2023 – Matrícula dos aprovados
● 21/03 – Início das aulas para os calouros

LEIA TAMBÉM
Aberto em Cataguases o Curso de Tecnologia em Cinema e Animação

UEMG chega a Cataguases com curso superior gratuito de Cinema

Fonte: UEMG