Aberto em Cataguases o Curso de Tecnologia em Cinema e Animação

Aberto em Cataguases o Curso de Tecnologia em Cinema e Animação

A Reitora da Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG, Lavínia Rosa Rodrigues abriu, oficialmente, na noite desta quinta-feira, 8 de setembro, o curso de Tecnologia em Cinema e Animação, em solenidade que reuniu os alunos desta primeira turma, o prefeito José Henriques, o presidente da Energisa Minas Gerais, Eduardo Alves Mantovani, o diretor do Polo Audiovisual da Zona da Mata, Cesar Piva, e a diretora da UEMG em Carangola, professora Andréa Vicente Toledo Abreu, cataguasense que sugeriu a criação do referido curso.

As aulas vão acontecer no antigo CTM, no Bairro Guanabara, local utilizado pelo Polo Audiovisual para a produção de filmes na região. Para isso, está sendo feito um investimento no imóvel que ganhou novas dependências e já permite o início das atividades do curso. Até abril de 2023 toda a infraestrutura estará concluída sem comprometer o andamento das aulas, conforme explicou César Piva, que rendeu homenagens à Mônica Botelho “que acreditou no potencial do Polo Audiovisual e trabalhou incansavelmente por ele”, frisou. Ele também anunciou que ainda este ano duas novas produções audiovisuais serão realizadas em Cataguases o que vai permitir aos alunos do curso aprenderem na prática.

Aberto em Cataguases oResponsável pela vinda do curso para Cataguases, Andrea Toledo reconheceu que estava, naquele momento, vivendo um dos momentos mais importantes de sua carreira. “Reunir pessoas boas, comprometidas com a Educação, trazer um curso de Cinema na terra onde (Humberto) Mauro começou, é mais do que um sonho”, afirmou, após contar que tudo começou durante uma viagem de carro entre Cataguases e Carangola quando apresentou sua ideia à reitora da UEMG, Lavínia Rodrigues, e finalizou: “Demos o primeiro passo e sabemos que muito ainda precisa ser feito, mas acredito que este foi o primeiro passo para termos aqui, no futuro, um braço da UEMG”, previu.

O prefeito de Cataguases também reconheceu que a abertura do curso de Cinema é a “realização de um sonho e o recebemos com muito orgulho.” Em seguida lembrou o esforço de sua administração para concretizá-lo, citando as atuações do vice-prefeito Marquim Andrade e do Secretário de Desenvolvimento Econômico Luiz Antônio Paixão de Resende. José completou afirmando acreditar que a partir de agora, o Cinema vai trazer novos investimentos para Cataguases e, por fim, agradeceu a dedicação de César Piva, Andrea Toledo e da reitora da UEMG, Lavínia Rodrigues, pelo empenho neste projeto.

Aberto em Cataguases o
Da esquerda para a direita: César Piva, prefeito José Henriques e Eduardo Mantovani, presidente da Energisa.

Eduardo Mantovani revelou um investimento de R$ 10 milhões, feitos pela Energisa no espaço que vai abrigar o novo curso. Também reiterou o compromisso da empresa em valorizar a Arte, especialmente o cinema que vem dando ótimos resultados no Brasil, “como agora com o filme O Predestinado, que conta a história do médium Zé Arigó e que já é uma das maiores bilheterias do país este ano”, comentou. Em seguida convidou os presentes a participarem no próximo dia 24 do lançamento oficial desse filme, no Centro Cultural Humberto Mauro. Ele encerrou seu pronunciamento dizendo estar “otimista” quando a vinda de outros cursos para Cataguases pela UEMG.

Aberto em Cataguases oA reitora da UEMG, Lavínia Rodrigues disse que a abertura do curso de Cinema e Animação em Cataguases só foi possível devido ao esforço conjunto de todos os envolvidos. “É uma conquista da união de vários setores envolvidos, principalmente entre a iniciativa privada e o poder público”, afirmou. Segundo ela, o curso de Tecnologia em Cinema e Animação é uma proposta interessante e desafiadora e que “acredito estamos no caminho certo”, acrescentou. Em seguida afirmou ter a “convicção de que estamos trazendo para Cataguases algo relevante para o setor e que faz parte de uma linguagem atual e moderna que era, afinal, o nosso desejo com este projeto”, finalizou desejando sucesso a todos os envolvidos.

Aberto em Cataguases oO curso de Tecnologia em Cinema e Animação é gratuito e sua primeira turma conta com trinta alunos de diversas cidades mineiras e de outros estados aprovados em vestibular. Após a solenidade oficial foi proferida a palestra “Os desafios da produção audiovisual no Brasil, pelo cineasta Guilherme Fiúza Zenha que, entre outros trabalhos, dirigiu o sucesso de público e crítica “O Menino no Espelho”.

Aberto em Cataguases o

LEIA TAMBÉM
UEMG divulga edital do vestibular para o curso de Cinema e Animação

Estão abertas as inscrições para o curso de Cinema e Animação em Cataguases