Minas inicia a vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos

Minas inicia a vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos

Novembro será marcado por mais uma importante etapa de vacinação de Minas Gerais. Começou nesta semana a imunização contra a covid-19, das crianças de 6 meses a 2 anos, com comorbidades. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recebeu no último dia 11 de novembro, um lote de 95 mil doses do imunizante Pfizer-BioNTech, para iniciar o esquema vacinal deste público.

A autorização para o uso do imunizante ocorreu em 16 de setembro deste ano, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dar um parecer favorável aos estudos e resultados apresentados pelo laboratório. As informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz contra a doença, atuando, principalmente, na diminuição dos casos graves e óbitos.

A coordenadora estadual do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Gusmão, reforça a importância da vacinação para a estabilidade da pandemia e a redução de casos graves, hospitalizações e óbitos e para o controle da doença.

“Com a vacinação foi possível avançar no combate ao coronavírus. Compareçam à Unidade Básica de Saúde mais próxima e levem seus filhos. As vacinas são eficazes, seguras, gratuitas e salvam vidas. Não esqueça de levar o cartão de vacina da sua criança e aproveite a oportunidade para completar seu esquema vacinal, caso esteja atrasado”, ressalta.

A SES-MG segue as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), para a imunização da população do estado contra a covid, que, atualmente, contempla os seguintes públicos:

Esquema vacinal

Crianças de 6 meses a 2 anos
Esquema primário com três doses

Crianças de 3 anos a 11 anos
Esquema primário com duas doses

Adolescentes de 12 a 17 anos
Esquema primário + primeira de reforço

Adultos de 18 a 39 anos
Esquema primário + primeira de reforço

Trabalhadores da saúde
Esquema primário + duas doses de reforço

Pessoas imunocomprometidas
Esquema primário + duas doses de reforço

Pessoas com 40 anos ou mais
Esquema primário + duas doses de reforço

Situação da covid em Minas Gerais

Em relação a subvariante da Ômicron BQ.1, a SES-MG destaca que, até o momento, não houve registro de casos no estado e, também, não foi emitido nenhum comunicado de risco em Minas.

De acordo com o levantamento feito pela SES-MG, no mês de outubro, a média diária de notificações foi de aproximadamente 100 casos. Já no mês de novembro, a média nos 15 primeiros dias é de cerca de 140 casos diários, um aumento de 40% em relação ao último mês.

Quanto aos óbitos por covid-19, em outubro, foram 37 registros; em novembro, até dia 16/11/2022, foram registrados 18 óbitos, numa média bem próxima à do mês passado.

LEIA TAMBÉM
Saúde revela aumento dos casos de Covid-19 em Cataguases

Chance de morte por covid-19 é cinco vezes maior para não vacinados

Fonte: Agência Minas | Foto: Canva