Projeto Roça Variada, de Ubá, é quarto lugar em Encontro Nacional

Projeto Roça Variada, de Ubá, é quarto lugar em Encontro Nacional

O projeto Roça Variada do Banco de Alimentos de Ubá foi uma das cinco iniciativas inovadoras apresentadas durante a programação do Encontro Nacional de Bancos de Alimentos. A divulgação das experiências exitosas, selecionadas pelo Edital de chamamento público da Rede Brasileira de Banco de Alimentos (RBBA), teve como objetivo contribuir para o fortalecimento dos equipamentos, através do compartilhamento de metodologias que possam ser replicadas, continuadas, ampliadas ou aprimoradas por outros bancos de alimentos.
O Encontro Nacional, realizado de forma online nos dias 08 e 09 de novembro, reuniu bancos de alimentos públicos e privados, organizações da sociedade civil, gestores municipais, além do Ministério da Cidadania, do SESC Mesa Brasil, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para debater a redução da perda e do desperdício e o fortalecimento do processo de captação de doações, armazenamento e distribuição dos alimentos com qualidade a quem mais necessita, promovendo o Direito Humano à alimentação adequada.

Durante o evento, o projeto ubaense foi apresentado pela gestora do Banco de Alimentos de Ubá, a Nutricionista Gisely Peron Gasparoni. “Estar entre as iniciativas selecionadas, disputando com projetos de entidades renomadas e com políticas de Estado de diversos locais do Brasil, é motivo de muito orgulho e felicidade para todos nós. Fomos o único município do interior e da Zona da Mata entre os contemplados pelo Edital. Esse é um reconhecimento muito importante do trabalho desenvolvido pelo Banco de Alimentos e pelos nossos parceiros no município”, afirmou Gisely.

Confira as iniciativas inovadoras para a Gestão de Banco de Alimentos selecionadas:

1º Lugar: “Férias sem Fome” – Rede Mesa Brasil SESC/Minas Gerais.
2º Lugar: “A experiência desruptiva do Banco de Alimentos” – Complexo Nova Ceasa Social/Piauí.
3º Lugar: “Inovação em práticas de arrecadação e distribuição de doação de alimentos” – Ceagesp/São Paulo.
4º Lugar: “Roça Variada” – Banco de Alimentos de Ubá/Minas Gerais.
5º Lugar: “Banco de Alimentos: Base para Segurança Alimentar” – Banco de Alimentos de Araraquara/São Paulo.

Projeto Roça Variada

Criado em 2010 e implementado a partir de outubro de 2021, o projeto Roça Variada visa o fomento ao cultivo sem agrotóxicos e de maior variedade de alimentos por agricultores familiares do município, objetivando o aumento da lucratividade dos produtores, uma vez que amplia as opções de mercado, além da melhoria do perfil nutricional dos beneficiários do BA, graças à variação dos itens comercializados pela agricultura familiar nas políticas públicas.

O projeto, que conta com a participação de 72 agricultores familiares, é executado pelo Banco de Alimentos de Ubá, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Ubá, com a Emater-MG e com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Sistema FAEMG SENAR).

Para implementação e desenvolvimento do Roça Variada, a equipe técnica do BA, juntamente com as entidades parceiras, realiza grupos para abordagens de técnicas diversificadas de cultivo; elaboração de material didático e disponibilização de informativos de apoio; reuniões com agricultores familiares a fim de triagem e levantamento de demandas; visitas técnicas nas propriedades, com suporte técnico de uma nutricionista e do engenheiro agrônomo do Sindicato dos Produtores Rurais de Ubá, e cursos de capacitação para os produtores.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura de Ubá lança Banco de Projetos Ambientais Municipais

Prefeitura de Ubá distribui refeições à população de rua

Fonte e foto: Prefeitura de Ubá