Energisa dá andamento ao programa Rio Pomba Valley

Energisa dá andamento ao programa Rio Pomba Valley

A Energisa realiza ao longo de toda esta segunda-feira, 10 de outubro, o Workshop Ideação – Ecossistema Inovação região Cataguases e Zona da Mata. O evento teve como objetivo reunir atores chaves de Cataguases a fim de buscar as melhores soluções para ampliação e sustentabilidade do ecossistema do Rio Pomba Valley e identificação de modelos de inovação. O encontro começou às 9h e terminou às 17h e contou com a participação de equipes do SENAI, CNI e da FIEMG, além do representante do Sebrae-MG.

Energisa dá andamento aoComo definiu Eduardo Mantovani, presidente da Energisa Minas Gerais, na abertura do encontro, “o que se busca aqui é uma troca de ideias para a criação de um ecossistema de inovação e economia criativa – importante para a consolidação da proposta de implantação do Programa Rio Pomba Valley”, explicou. Um dos maiores entusiastas desta iniciativa, Mantovani afirmou que a região reúne todas as qualidades para o sucesso desse empreendimento que certamente “vai dar uma reviravolta no desenvolvimento da Zona da Mata.”

Em seguida, o CEO da Energisa, Ricardo Botelho, falando por videoconferência, explicou mais uma vez a importância do programa para o futuro da região “que será transformada em um polo de tecnologia recebendo empresas dessa área e produzindo para um mercado em franco crescimento”, afirmou. Neste sentido ele também reafirmou o caráter coletivo deste projeto que, conforme assegurou, “precisa ser construído por todos e com o apoio dos diversos atores da sociedade porque não se trata de um programa da Energisa, mas de toda a coletividade”, completou.

Também participaram do encontro pelo SENAI, seu diretor em Cataguases, Cláudio Rutz; a diretora de gestão e sustentabilidade do Grupo Energisa, Tatiana de Oliveira Feliciano; o vice-prefeito de Cataguases e Secretário Municipal de Cultura, Marco Aurélio Andrade; a Unidade Relações com o Mercado Departamento Nacional da CNI, Luciana Martins; pelo Centro de Inovação e Tecnologia (CTI) do SENAI, Luiz Cláudio de Melo Costa; o deputado federal Misael Varella; o deputado estadual eleito, Grego; o analista do Sebrae-MG em Cataguases, Marco Antônio Mendonça; o presidente do Polo Audiovisual da Zona Mata, Cesar Piva, e o presidente do Codec, Jesusimar Dornelas, além de empresários.

Energisa dá andamento aoComo primeiro resultado deste encontro foi definida uma proposta de valor e serviços prioritários para o desenvolvimento do ecossistema da região. O próximo passo será, a partir de agora, construir um plano de ação para a sua implementação. Paralelamente o Programa Rio Pomba Valley já oferece cursos de Soft e Hard skills em parceria com o SENAI Cataguases para 40 alunos em regime híbrido, com aulas on-line e presencial por seis meses. O objetivo é criar um ecossistema de empreendedorismo e inovação, base para fomentar o surgimento de um hub tecnológico na região.

LEIA TAMBÉM
Começam as aulas dos cursos do projeto Rio Pomba Valley

Estão abertas as inscrições para os cursos do Programa Rio Pomba Valley