Começam as aulas dos cursos do projeto Rio Pomba Valley

Começam as aulas dos cursos do projeto Rio Pomba Valley

Teve início às 18h30min desta segunda-feira, 20 de junho, a Aula Inaugural dos cursos Soft e Hard skills do projeto Rio Pomba Valley. O projeto foi lançado em abril deste ano pelo Grupo Energisa e selecionou 40 alunos que vão estudar no SENAI em modelo híbrido, com aulas on-line e presencial por seis meses. O objetivo é criar um ecossistema de empreendedorismo e inovação, base para fomentar o surgimento de um hub tecnológico na região.

Os alunos foram selecionados em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI). A Energisa custeará 90% do valor do curso. Sendo que os 10% restantes será custeado pelo candidato. O investimento total para cada um dos cursos é de cerca de R$ 400. Os trâmites serão feitos entre aluno e SENAI e o valor poderá ser parcelado.

A proposta do Grupo Energisa com o lançamento do Rio Pomba Valley, é combinar o talento da criação audiovisual da Zona da Mata com novas tecnologias digitais, para criar um ambiente propício ao desenvolvimento de negócios inovadores, integrado à realidade local. O programa tem atuação em quatro pilares essenciais para a empresa, como a educação a partir da formação de um ecossistema de criatividade e inovação; parcerias com órgãos públicos e privados para potencializar a iniciativa; criação de um ambiente para desenvolvimento de pequenos e médios empresários; e comunidade, na interação e cooperação entre empresas, universidades e startups.

Começam as aulas dosEntre os alunos que começaram o curso, Thaís Barbosa Alencar (foto ao lado), de 37 anos, formada em Sistema de Informação há dez anos, mas que trabalha no setor público, esta é a oportunidade de realizar o seu sonho de ingressar no mercado de tecnologia para conseguir se estabelecer em Cataguases. “Estou ansiosa para começar o curso e muito feliz por ter sido selecionada em meio a tantos inscritos. Quero aproveitar ao máximo esta oportunidade”, completou.

Para Gab Zanini, (foto ao lado), de 26 anos, que mora em Cataguases eComeçam as aulas estudou Psicologia e foi monitor no Cefet, o momento é de ansiedade e felicidade pela oportunidade de se qualificar. “Acredito muito na qualidade do curso e no compromisso da Energisa em proporcionar uma qualificação a nível profissional e vejo isso como diferencial e excelência. Estou feliz e motivado de estar fazendo parte do projeto, e já vejo muito potencial pro futuro da região”, completou.

– Este é apenas o primeiro passo, que tem como base a educação e geração de oportunidades para então impulsionar um ecossistema de criatividade e inovação na região da Zona da Mata. Aproveitando-se de um ecossistema com universidades, instituições de ensino profissionalizantes e de um grande histórico de empreendedorismo e criação, o Rio Pomba Valley nasce para suprir uma demanda que tem na tecnologia sua essência”, destaca Ricardo Botelho, CEO do Grupo Energisa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Presidente da Energisa divulga vários projetos para Cataguases

Estão abertas as inscrições para os cursos do Programa Rio Pomba Valley

Últimos dias para se inscrever nos cursos do Programa Rio Pomba Valley