Energisa monta plano especial de atuação para o dia das eleições

Energisa monta plano especial de atuação para o dia das eleições

A Energisa montou um plano especial de atuação para reduzir ao mínimo o risco de falta de energia nos locais de votação no primeiro turno das eleições, que será, no próximo domingo, 02 de outubro. As ações de manutenção preventiva, ampliação de equipes e monitoramento em tempo real cobrem mais de 600 seções eleitorais e locais de apuração, distribuídos nos 66 municípios da área de concessão da Energisa Minas Gerais. De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Minas Gerais, cerca de 735 mil eleitores estão aptos a votar nas cidades mineiras de atuação da Energisa.

O gerente de Construção e Manutenção da Energisa em Minas Gerais, Anderson Rabelo, comenta que o planejamento contou com uma rigorosa inspeção nos circuitos que fornecem eletricidade para os locais de votação visando identificar a necessidade de manutenção preventiva. “Como, por exemplo, a necessidade de substituição de algum componente como isolador ou cabo, ou até mesmo a poda de árvores que estejam próximas aos cabos. Dessa forma, diminuímos a possibilidade de faltar energia no momento da votação”, explicou.

A quantidade de equipes de manutenção de plantão também será ampliada, as quais ficarão a postos em pontos estratégicos para atender rapidamente a qualquer ocorrência. Tudo será monitorado em tempo real no Centro de Operações Integrado – COI da Energisa Minas Gerais, de onde os técnicos usam um canal direto para contato com os eletricistas que estão em campo, bem como com o call center e com o Tribunal Regional Eleitoral. “Do Centro de Operações temos uma visão geral do sistema elétrico da nossa área de concessão e podemos direcionar melhor os recursos. Até mesmo o clima será monitorado em tempo real para ajustarmos a estratégia de atuação caso um temporal ocorra”, afirmou.

Anderson Rabelo lembra que as redes de energia, por serem aéreas, estão expostas e suscetíveis a ocorrências de falta de energia provocadas por fatores externos imprevisíveis como, por exemplo, colisões de veículos contra postes, queimadas, pipas e até a intervenção por pessoas não autorizadas em fios de energia. Por isso, reforça a importância da população observar os limites de velocidade das ruas, não realizar queimadas ou soltar pipas próximo as redes elétricas.

Na última semana, a equipe da Energisa Minas Gerais se reuniu com o TRE para apresentação do Plano Especial de Eleição pela empresa e estabelecer o alinhamento com o órgão sobre os canais de contato a serem acionados em caso de necessidade de atuação da empresa, em especial quanto ao fornecimento de energia nos locais de votação.

LEIA TAMBÉM
Plano de investimento da Energisa, de R$ 112 milhões, entra na reta final

Simulado treina equipes da Energisa para situações de emergência

Fonte Energisa | Foto: Arquivo