Praça da Vila Tereza é a segunda a receber o projeto Gelateca

Praça da Vila Tereza é a segunda a receber o projeto Gelateca

Uma geladeira recheada de livros chegou à Praça José Inácio Peixoto, na Vila Tereza, em Cataguases, na manhã deste sábado, 24 de setembro. É o projeto Gelateca, criado por Maria Claudia Peixoto, que dedicou grande parte de sua vida à Educação no município e, desde o início do ano, desenvolve esta proposta de levar livros gratuitamente para uso público.
Na prática, recebe o nome “Gelateca” a carcaça do que – um dia – foi uma geladeira. O antigo eletrodoméstico foi submetido a um tratamento visual, passou pelo processo de envelopamento (nome dado quando se adesiva algo por inteiro) e dentro dele foram colocados livros variados. Tudo doado à Cláudia Peixoto, a Cau, como é carinhosamente chamada, que depois escolhe a praça onde será colocada.

A primeira “Gelateca” foi colocada na praça do Condomínio João Paulo II, que fica no Bairro Colinas, no início de março deste ano. Na ocasião a criançada compareceu e ouviu histórias contadas pela Cacate e seu grupo, além de conhecer o funcionamento do projeto. A Gelateca – que iria circular pela cidade, conforme previa, Cau Peixoto, acabou ficando por lá, definitivamente, revelou.

Neste sábado, após ganhar outra geladeira sem uso, ela fez as adaptações necessárias e levou a segunda “Gelateca” para a praça, também recheada de livros para adultos e crianças. “É só chegar, abrir a Gelateca, escolher o livro que quiser e levar para ler em casa. Depois é só devolver para que outras pessoas também possam ler”, explicou. Quem quiser fazer doações de livros ou de geladeiras pode entrar em contato com ela pelo e-mail [email protected]

LEIA TAMBÉM
Praça no Bairro Colinas inaugura projeto Gelateca

Praça da Vila Tereza