Poda preventiva de árvores pode evitar acidentes com rede elétrica

Poda preventiva de árvores pode evitar acidentes com rede elétrica

Uma boa solução para amenizar as altas temperaturas nos centros urbanos, a arborização proporciona vários benefícios, como proteção contra os ventos, absorção da poluição e, claro, a preservação da flora. Mas manter galhos e plantas longe da rede elétrica é uma medida de segurança para todos. A poda preventiva evita que a vegetação encoste nos fios de energia e é necessária para melhorar a visibilidade da rede elétrica e impedir acidentes.
Ao chegarem próximos à rede elétrica, os galhos das árvores podem causar não apenas a interrupção no fornecimento de energia, mas provocar curtos-circuitos, rompimento dos cabos e, até mesmo energizar a árvore, elevando o risco de incêndio e choque elétrico. Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum galhos de árvores interferirem na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia.

“O cuidado deve começar desde o plantio das árvores, observando a distância correta em relação à rede de energia elétrica. E para evitar danos, é fundamental haver podas preventivas pelos órgãos responsáveis. Este ano, já registramos cerca de 2.700 ocorrências de árvores na rede que deixaram clientes sem energia”, explica o gerente de Operações da Energisa, Victor Rispoli.

Para evitar ocorrências deste tipo, a Energisa Minas Gerais investe constantemente em equipamentos e veículos como retroescavadeira e nas equipes que executam o serviço, para realização de podas e limpeza de faixa. Somados os últimos três anos, de 2020 a 2022, foram mais de R$ 5,5 milhões investidos. A poda realizada pela Energisa é feita com cuidado, retirando somente a parte que está próxima a rede elétrica, seguindo critérios ambientais.

Como a população pode ajudar

Caso perceba que as árvores próximas à sua casa estejam embaixo da rede elétrica, mantenha a poda em dia. “Os serviços de manutenção nos espaços públicos são de responsabilidade das prefeituras assim como a gestão da arborização urbana. E, em áreas privadas, cabe ao proprietário, responsável pelo imóvel ou condomínio contratar um profissional para isso. Porém, em casos emergenciais, quando os galhos já tocam ou estão muito próximos aos cabos de energia, a Energisa precisa ser acionada, por questões de segurança”, orienta Rispoli. Ele reforça também que “antes de plantar em qualquer espaço público é fundamental consultar a Prefeitura do seu município para saber das orientações necessárias, inclusive em relação à rede elétrica”.

Os clientes também podem tomar alguns cuidados para evitar acidentes:
▪︎ Não plante árvores próximas ou embaixo de redes previamente instaladas;
▪︎ Ao plantar uma árvore, deixe uma distância de pelo menos 1,40m da rede elétrica;
▪︎ Mantenha as podas em dia;
▪︎Redobre o cuidado ao subir nessas árvores ou utilizar varas e barras metálicas para tentar cortar galhos ou até mesmo colher frutos;
▪︎ Não faça podas de árvores que estiverem em contato com os fios.

LEIA TAMBÉM
Manutenção preventiva de árvores pode prevenir acidentes com rede elétrica

Rotary Clube faz plantio de árvores frutíferas no Bairro São Marcos

Fonte: Energisa Minas Gerais