Ubá elabora Plano para recuperar a Mata Atlântica

Ubá elabora Plano para recuperar a Mata Atlântica

A Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental iniciaram os estudos e discussões para a elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica naquele município (PMMA).

Ele vai reunir e normatizar os elementos necessários à proteção, conservação, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica no âmbito municipal através de diagnóstico da vegetação nativa remanescente, bem como as causas de desmatamentos e ações preventivas para que não mais ocorram, além de buscar formas de utilização sustentável da vegetação, e as áreas prioritárias para conservação e recuperação.

O grupo de trabalho para elaboração e implementação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Ubá fui instituído através da Portaria nº 17.345, de 1º de Setembro de 2022. A primeira reunião aconteceu no dia seguinte, durante encontro de produtores rurais daquela cidade, quando foram apresentados os principais temas que envolvem o PMMA e a importância da Mata Atlântica na manutenção dos processos ecológicos e serviços ecossistêmicos.

Nesta quarta-feira, 21, às 19 horas, na Câmara Municipal de Ubá, será realizada a segunda oficina visando a elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA). O evento contará com a palestra “A importância do diagnóstico com a participação social”, proferida por Paulo Sérgio Costa de Oliveira, gerente da Divisão de Regularização e Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Ubá, com participação da bióloga e analista ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF) Janaina Mendonça Pereira, que vai contar a experiência de sucesso na elaboração e execução do PMMA e do Programa de Regularização Ambiental na cidade de Teófilo Otoni.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura de Ubá lança Banco de Projetos Ambientais Municipais

Minas e Ubá assinam convênio para licenciamento ambiental

Fonte: Prefeitura de Ubá