Joaquim Branco toma posse na Academia Juiz-Forana de Letras

Joaquim Branco toma posse na Academia Juiz-Forana de Letras

O escritor cataguasense Joaquim Branco, toma posse no próximo dia 23 de setembro, na Academia Juiz-Forana de Letras onde, no mesmo dia, também vai lançar seu mais novo livro: “Passagem para a Modernidade”. Será a partir das 19 horas no Museu de Arte Murilo Mendes, na Rua Benjamim Constant, 790, região central da cidade.

– Este livro sobre o Movimento Verde é de 2002, lançado em Cataguases há 20 anos. Agora, esta segunda edição está aperfeiçoada, em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna. E Cataguases mais uma vez se insere na Modernidade por meio da ação dos rapazes da Revista Verde em 1927″, conta Joaquim, entusiasmado.

O livro é uma viagem à procura dos antecedentes e primórdios do Modernismo em Cataguases. Neste recuo, o autor pilota uma nave que desliza cuidadosamente em direção ao passado à procura das mais remotas memórias, pesquisando em alfarrábios documentos raros, com o objetivo de revelar como se deu aquilo que ele chamou de Passagem para a Modernidade, no início do século XX.

Joaquim disse ao Site que foi “convidado pela diretoria da Academia para integrar o seu quadro há alguns meses. Minha posse será em meio às comemorações da Semana de Arte Moderna, e o lançamento do meu livro (sobre o Movimento Verde) integra essas comemorações. Uma vez empossado, devo participar de palestras e ministrar cursos, etc”, explicou o escritor cataguasense.

A Academia Juiz-Forana de Letras foi fundada em 22 de dezembro de 1982 e instalada, oficialmente, em seis de maio de 1983. Conta com 40 membros e é presidida atualmente por Cecy Barbosa Campos, professora aposentada da UFJF.

LEIA TAMBÉM
Joaquim Branco pode ser eleito para a Academia Brasileira de Letras

Ronaldo Werneck e Joaquim Branco lançam livros sobre Cataguases no dia 07