Fisioterapeutas da prefeitura de Cataguases fazem “Operação Tartaruga”

Fisioterapeutas da prefeitura de Cataguases fazem “Operação Tartaruga”

O Sinserpu Cataguases e Região – Sindicato dos Servidores das Prefeituras e Câmaras Municipais de Cataguases outros seis municípios – divulgou na última segunda-feira, 15 de agosto, uma Nota Pública informando sobre a paralisação parcial – “Operação Tartaruga” – dos fisioterapeutas vinculados à Prefeitura de Cataguases. Segundo o documento, o movimento começou no último dia 3 de agosto após aprovação em Assembleia que determinou a redução do atendimento a 30% dos pacientes.

A Nota, assinada pelo presidente do Sinserpu Cataguases, Carlos Silvério da Silva Oliveira, revela que o motivo da paralisação é a defasagem salarial dos fisioterapeutas que, atualmente, recebem R$ 1.941,47 por uma jornada de 30 horas semanais. Ainda segundo aquela entidade sindical, “Cataguases tem o menor salário, levando-se em consideração o salário-base sem benefícios” de outros municípios da região. Por fim, o texto informa que a categoria “tentou por diversas vezes diálogo com a administração municipal, no entanto, não obteve êxito.”

Os fisioterapeutas estão reivindicando recomposição salarial, alteração na jornada de trabalho, recebimento do Adicional de PSF, Melhores condições de trabalho e regularização do cadastro de profissionais junto ao CNES, conforme a Nota Pública divulgada pelo Sinserpu Cataguases e Região.

O Secretário Municipal de Saúde, Vinícius Franzone, questionado pelo Site, informou que nunca negou-se a dialogar com a categoria e, desde que assumiu, em abril deste ano, conversou três vezes com os fisioterapeutas, e outras duas com o Sindicato. “O que eles querem é aumento salarial, o que é inviável para o município neste momento em que estamos reequilibrando as finanças municipais. Além disso – continua – o governo federal não faz repasse de recursos para pagar salários dos profissionais de saúde e, por conta do teto de gastos, a gente não recebe aumento no repasse do governo federal. Tudo isso impede o município de atender a esta demanda, mesmo a gente reconhecendo que o salário atual não é o ideal”, acrescentou. Ele completou dizendo que a Secretaria vem atuando para melhorar as condições de trabalho da categoria e, a respeito do CNES, afirmou que já foram feitas as regularizações, finalizou Vinícius.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura de Cataguases anuncia Consulta Pública sobre PPP Cidade Inteligente
Secretaria de Saúde realiza curso de Atendimento Humanizado

Foto: Karolina Grabowska by Pixels