Secretaria de Saúde realiza curso de Atendimento Humanizado

Secretaria de Saúde realiza curso de Atendimento Humanizado

A Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases, com a participação do Presidente do Conselho Municipal de Saúde, médico Joseph Antonio Freire e a Coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Fernanda Rocha Guedes, estão realizando o I Curso de Atendimento Humanizado aos usuários da Estratégia de Saúde da Família.

O curso é ministrado pela psicóloga Eliza Macedo e a nutricionista Camila Garcia, que fazem parte da equipe do NASF-AB. A capacitação destinada aos agentes comunitários de saúde é composta por três encontros realizados na Policlínica Municipal. Já foram capacitados os agentes das ESF Bom Pastor, Paraíso, Beira Rio, Santa Clara e Taquara. “Todos os agentes das 19 ESF do município serão capacitados até final de agosto”, informa Joseph.

A primeira turma começou as aulas no dia 17 de maio e tanto ela quanto a segunda turma já completaram a capacitação (dias 31/05 e 01/06, respectivamente). Foram capacitados os agentes dos postos de saúde Bom Pastor, Paraíso, Beira Rio, Santa Clara e Taquara Preta. Cada turma frequenta três encontros, uma vez por semana, com duração de três horas cada encontro, explica Fernanda Rocha. Ao final, os concludentes recebem um certificado. O material do curso como apostilas, entre outros, são enviados por e-mail.

Nesta segunda e terça-feira, 21 e 22, mais duas turmas concluirão a capacitação. São os agentes dos postos de saúde do Centro, Bandeirantes, Primavera, Granjaria e Haidée. Na semana seguinte, 28 e 29 é a vez de duas novas turmas iniciarem os estudos, até todos os agentes que atuam nos postos de saúde serem capacitados, explicou Joseph. Nos dias 02 e 03 de agosto, as últimas turmas vão completar seus estudos, completou.

Fernanda fala sobre a importância da humanização na saúde: “Ela implica uma mudança na gestão dos sistemas de saúde e seus serviços. Isto altera o modo como usuários e trabalhadores da saúde interagem entre eles. Um dos seus principais objetivos é fornecer um melhor atendimento dos beneficiários e melhores condições para os trabalhadores. Desta forma vamos criar novos profissionais mais capacitados que melhoram o sistema de saúde”, revela.

Fotos: Atenção Básica