Fernando Moreira lança o livro “Cataguases, História dos Hospitais”

Fernando Moreira lança o livro “Cataguases, História dos Hospitais”

O escritor e historiador Fernando Ciribelli Moreira, nascido em Miraí e radicado em Cataguases, lança nesta noite de sexta-feira, 12 de agosto, seu mais novo livro: “Cataguases, História dos Hospitais e os Médicos Cataguasenses”. A obra é um levantamento minucioso a respeito do assunto e que conta a história do Hospital de Cataguases, “Uma das maiores entidades de nossa cidade”, conforme definição do próprio autor.

Bancário aposentado e historiador formado pela antiga Fafic, hoje FIC, Fernando Moreira, tem 89 anos e nasceu em Miraí, cidade onde morou até concluir o ensino médio. É casado, pai de três filhos e avô de sete netos e tem duas bisnetas. Ele também é autor de “Mirahy, História, Terra, Povo” e “O Hospital de Miraí”, sendo que a renda do livro que será lançado esta noite, será doada ao próprio Hospital de Cataguases.

A obra que será lançada esta noite, no Centro Cultural Sicoob Coopemata, a partir das 19 horas, não apenas conta a história do Hospital de Cataguases – que, aliás, recebe atenção especial do autor, especialmente pelo minucioso trabalho de pesquisa – mas também de outras iniciativas na área que já fecharam as portas como o Hospital São Lucas e o Pronto-Cordis.

Separados por capítulos, os temas abordam desde os grandes beneméritos do Hospital de Cataguases, até os chefes de setores daquela Santa Casa. Também merece atenção especial de Fernando Moreira os médicos cataguasenses, inclusive os mais novos. Outro assunto é sobre o Hospital da Caridade e o seu criador, José Gustavo Cohen. Por fim, o livro é uma obra completa que passa a limpo a história do Hospital de Cataguases, o famoso “Gigante Azul”.

LEIA TAMBÉM
Hospital de Cataguases altera rotina de visitas a pacientes 
Governo de Minas repassa recursos para o Hospital de Cataguases

Fotos: Acervo Fernando Moreira