GuaraniPlast inaugura Centro Administrativo e ingressa no Pacto Global da ONU

GuaraniPlast inaugura Centro Administrativo e ingressa no Pacto Global da ONU

Na manhã de domingo, 7 de agosto, a GuaraniPlast, indústria de embalagens com sede em Miraí, inaugurou as instalações de seu moderno Centro Administrativo, em prédio anexo à sua linha de produção. Um grupo de lideranças da empresa, capitaneadas pelo diretor geral, Miguel Villar, participou da solenidade que contou também com a apresentação das propostas do Pacto Global da ONU no Brasil, que a empresa acaba de aderir.

GuaraniPlast inaugura Centro AdministrativoEsta é uma iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda. Trata-se, na prática, de uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

– Ao integrar o Pacto Global nos comprometemos a reportar anualmente o nosso progresso em relação aos Dez Princípios, diz Miguel, que prossegue: “Além de crescer, produzir e gerar emprego, esta preocupação também faz parte do nosso DNA, assim, esta iniciativa estimula a evolução constante de nossas práticas internas de sustentabilidade”, completou. O Pacto Global da ONU Brasil foi criado em 2003, e hoje é a terceira maior rede do mundo, com mais de 1.600 participantes. Os mais de 40 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.

O moderno Centro Administrativo, de três pavimentos, passa a abrigar toda a área administrativa da empresa. Na ocasião, duas placas alusivas à iniciativa foram descerradas por Miguel Villar e Lidiane Miranda, funcionária mais antiga presente ao evento. Em seguida ele agradeceu a toda a equipe pelo esforço e dedicação à empresa, dizendo que “o sonho é o que faz a gente mover as coisas, mas muito melhor que sonhar é sonhar junto. E as coisas só são possíveis porque vocês sonham junto com a gente. Então se eu não tivesse vocês sonhando junto comigo, nada disso aconteceria”, destacou completando: “espero que seja apenas mais uma inauguração de muitas que a gente ainda vai fazer.”

GuaraniPlast inaugura Centro Administrativo

História de inovação

Fundada em 2009, a empresa mantém um crescimento sólido no mercado disponibilizando várias linhas de garrafas em material PET e PEAD produzidas em um dos maiores parques fabris do setor. São mais de 30 mil metros quadrados com estrutura moderna e investimento constante em inovação, assegurando produção de embalagens com garantia de qualidade, além de aplicar sempre a melhor solução de acordo com o perfil do cliente e produto. Desde então vem inovando, como em 2012 quando lançou as primeiras garrafas PET destinadas ao mercado de laticínio. Já em 2021, mais uma vez à frente, passa a produzir suas embalagens com energia 100% renovável.

Em 2022, a GuaraniPlast foi a primeira em Minas Gerais, no ambiente livre de comercialização de energia, a receber o Selo Energia Verde, referente à edição de 2022, concedido pelo Programa de Certificação de Bioeletricidade da UNICA – União da Indústria de Cana-de-Açúcar, em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e apoio da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel). Um reconhecimento ao fato de que toda energia consumida em seu processo fabril provém de fonte renovável e tem garantia de redução de CO2. É energia limpa. Crescendo e evoluindo com responsabilidade, a empresa deixou de emitir 9.131 ton/CO2, número equivalente a filtragem de 65.222 árvores.

 

GuaraniPlast inaugura Centro AdministrativoNa área social, a GuaraniPlast também está presente e, neste sentido, é reconhecida como empresa amiga da criança pela ABRINQ. O reconhecimento é consequência da atuação da empresa em prol dos direitos da criança e do adolescente e pelo apoio a projetos que abrange, entre outros, suporte a formação de estudantes e atividades nas escolas da comunidade.

LEIA TAMBÉM
GuaraniPlast, indústria de Miraí, vai contratar 50 pessoas
GuaraniPlast ganha Selo por usar energia renovável em sua linha de produção

Veja abaixo a galeria de fotos.