Uso de máscaras deixa de ser obrigatório em locais fechados

Uso de máscaras deixa de ser obrigatório em locais fechados

O uso de máscaras deixa de ser obrigatório em locais fechados em Cataguases. O decreto de número 5.617 torna facultativo o uso deste equipamento em vários locais – com exceção dos serviços de saúde e escolas e creches -, entretanto, recomenda a sua utilização em ambientes, abertos ou fechados, em que haja aglomeração de pessoas, como repartições públicas, comércios, bancos, elevadores, academias e outros.

A medida, porém, detalha que o uso deste equipamento de proteção continua obrigatório nas Unidades de Saúde (clínicas, ambulatórios, hospitais, farmácias, drogarias e congêneres). Além de todos os trabalhadores de saúde, também devem obrigatoriamente utilizar máscara facial visitantes, pacientes e acompanhantes, enquanto permanecerem nestes locais.

O texto também recomenda o uso de máscaras em todos os ambientes aos usuários imunossuprimidos (pessoas com neoplasias, portadoras de HIV, transplantados) e outros com sistema imune fragilizado, pacientes com condições crônicas preexistentes, como a hipertensão e diabetes, além de manter o calendário vacinal atualizado. Nos demais locais não mencionados naquele decreto é facultativo o uso de máscaras.

Leia o decreto na íntegra clicando aqui.

LEIA TAMBÉM
Secretaria de Saúde orienta sobre como usar autotestes para Covid-19
Uso de máscara ao ar livre não será mais obrigatório em Minas Gerais