Secretaria de Saúde orienta sobre como usar autotestes para Covid-19

Secretaria de Saúde orienta sobre como usar autotestes para Covid-19

Com o acesso ao exame, a população passa a ter mais um meio de identificar casos da doença. Na prática, o intuito é que o próprio paciente possa realizar a coleta de material, com resultado rápido, em até 30 minutos, a depender do fabricante do produto, que pode ser adquirido em drogarias, farmácias e distribuidoras de medicamentos.

Coordenadora estadual de Laboratórios e Pesquisa em Vigilância da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Jaqueline Silva de Oliveira explica que os autotestes para detecção de covid são simples e funcionam da mesma forma que qualquer exame rápido.

“A diferença é a coleta e o manuseio, feito pela própria pessoa, em casa ou em local de sua escolha, no momento que preferir. Os testes são intuitivos, têm resultado rápido e são muito fáceis de interpretar. A leitura do resultado é semelhante a de um teste rápido de gravidez, por exemplo, em que duas linhas aparecem em caso positivo”, diz.

Jaqueline pontua que a estratégia de uso dessa ferramenta visa melhorar a capacidade de resposta à pandemia. “Além da vacinação, do uso de máscaras e do distanciamento físico, o autoteste é mais um mecanismo que passa a ficar disponível para o enfrentamento à covid. Ele pode ser usado caso os indivíduos apresentem sintomas ou tenham sido expostos ao vírus, indicando um diagnóstico rápido”.

Como proceder

Segundo a coordenadora, o melhor momento para a realização do autoteste é entre o primeiro e o sétimo dia do início dos sintomas gripais. Já para indivíduos assintomáticos, o ideal é que seja feito a partir do quinto dia do contato com alguém que tenha se infectado com o vírus.

Veja como realizar o autoteste no vídeo abaixo.

Outro aspecto importante a ser destacado é que os autotestes não são suficientes para justificar o afastamento do trabalho. “Nessa situação, também é preciso procurar o serviço de saúde para que sejam tomadas as providências necessárias de avaliação e, se for o caso, a emissão do atestado médico”, esclarece a coordenadora.

Para menores de 14 anos de idade, o autoteste deve ser realizado com a supervisão e apoio dos pais ou responsáveis.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Minas chega a 70% do público infantil vacinado contra covid com a primeira dose

Saúde convoca para vacinação contra o sarampo a partir de segunda-feira

Campanha de vacinação da gripe começa na segunda-feira

Fonte: Agência Minas | Foto: Fábio Marchetto |  Vídeo: SES-Divulgação