Câmara Municipal de Leopoldina vai instalar sistema fotovoltaico

Câmara Municipal de Leopoldina vai instalar sistema fotovoltaico

A Câmara Municipal de Leopoldina vai instalar sistema fotovoltaico para produzir energia elétrica em sua sede própria. Para isso realizou, no último dia 18 de julho, processo licitatório na modalidade pregão presencial vencido pela empresa Elétrica Leopoldinense Ltda. O investimento total será de R$ 68.375,00 e deverá estar totalmente em funcionamento em até 90 dias.

De acordo com o Presidente daquela Casa Legislativa, vereador José Augusto Cabral, a empresa já começou o serviço e, “atualmente está instalando o sistema gerador fotovoltaico ON-GRID, que vai produzir de fato a eletricidade por meio da conversão da energia solar”, explicou. O equipamento vai produzir uma potência energética de pico maior que 14,25 KWp, suficiente para suprir toda a necessidade da Câmara Municipal.

– A partir daí teremos uma uniformidade tecnológica que vai viabilizar a automação que pretendemos implantar aqui no nosso Legislativo leopoldinense, revela José Augusto, que vem se destacando à frente daquela Casa por ações efetivas de melhorias em infraestrutura, além de promover o permanente diálogo com o Poder Executivo em busca de soluções para os leopoldinenses. Além disso, a Câmara de Leopoldina será referência na região pois é uma das primeiras a adotar iniciativas sustentáveis em sua estrutura. “A economia a longo prazo e a preservação do meio ambiente justificam o investimento”, garante o presidente.

Atualmente a Câmara Municipal tem um custo médio mensal de R$1.400,00 com energia elétrica. José Augusto Cabral conta que a expectativa é que este investimento em energia solar proporcione uma redução significativa na conta de luz. Mas ele garante que o mais importante desta iniciativa é o fato do Legislativo ter uma “fonte de energia alternativa, sustentável e totalmente renovável, que não causa nenhum tipo de poluição”, afirmou, lembrando inclusive que, “promover a sustentabilidade está em conformidade com orientações do Tribunal de Contas da União que, através do Acórdão nº 1056/2017, determinou que as administrações públicas implementem iniciativas que visem à preservação do meio ambiente”, finalizou.

LEIA TAMBÉM
Câmara Municipal de Leopoldina volta a receber público nas reuniões
Presidente da Câmara de Leopoldina assume presidência da Apolegis

Câmara Municipal de Leopoldina

Fonte e foto: Jornal O Vigilante Online