Campanha de vacinação contra raiva animal começa dia 6 de agosto

Campanha de vacinação contra raiva animal começa dia 6 de agosto

A Campanha de Vacinação contra raiva animal em Cataguases vai começar no próximo dia 6 de agosto, sábado. A informação é do Núcleo de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde. A exemplo dos anos anteriores, a equipe de vacinadores vai percorrer os bairros da cidade por região. Assim a Vila Minalda e o Dico Leite, que são próximos, serão agraciados no mesmo dia (veja calendário de vacinação ao final do texto). O atendimento aos distritos será feito em data a ser divulgada posteriormente. A previsão é vacinar 10 mil cães e gatos.

Destinada a cães e gatos, a vacina é gratuita e vai acontecer de 8h às 16 horas. Conforme informa o Núcleo de Controle de Endemias, a vacina é obrigatória e indicada para cães e gatos a partir dos 4 meses. Ela é, ainda, a única forma de prevenir a raiva e manter os seus animais de estimação saudáveis. Cadelas e gatas gestantes não devem se vacinar (recomendações presentes na bula da vacina que será utilizada nessa campanha). Portanto, pais e mães de pet devem ficar atentos para a data em que a equipe de vacinadores estará em seu bairro e levar seu animal de estimação para ser imunizado.

Ministério da Saúde envia mais de 12 milhões de vacinas para os estados 

O que é raiva?

Trata-se de uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervosos central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida.

É uma enfermidade considerada fatal, já que seu índice de letalidade chega perto dos 100%. Em alguns países está erradicada, como no Japão, Antártida e Reino Unido, em outros está apenas controlada, no entanto animais silvestres também podem transmitir o vírus. Daí a necessidade de sempre haver campanhas de prevenção.

LEIA TAMBÉM
Cataguases vai vacinar cães e gatos contra a raiva em setembro
Campanha de vacinação antirrábica prossegue na zona rural de Cataguases

Campanha de vacinação contra

*Com informações de Saúde e Cães e gatos 24h | Foto: Arquivo