Campanha de vacinação antirrábica prossegue na zona rural de Cataguases

Campanha de vacinação antirrábica prossegue na zona rural de Cataguases

A Secretaria Municipal de Saúde segue vacinando cães e gatos contra a raiva. A informação é do Núcleo de Controle de Endemias, que dá sequência à campanha nos distritos e zona rural de Cataguases. Até o momento já foram vacinados 6.304 cães e 846 gatos. Conforme informou o Núcleo, a previsão é que o trabalho termine dia 20 de outubro.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacina é obrigatória e indicada para cães e gatos a partir dos 4 meses. Ela é, ainda, a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis. Cadelas e gatas gestantes não devem se vacinar (recomendações presentes na bula da vacina que será utilizada nessa campanha). Portanto, pais e mães e pet devem ficar atentos para a data em que a equipe de vacinadores estará em seu bairro e levar seu animal de estimação para ser imunizado.

A raiva é uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervosos central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida, com índice de letalidade perto dos 100%.

*Com informações de Saúde e Cães e gatos 24h | Foto: Núcleo de Endemias