Betão do Areão tem mandato extinto e suplente assume nesta quarta-feira

Betão do Areão tem mandato extinto e suplente assume nesta quarta-feira

MATÉRIA ATUALIZADA – O vereador Betão do Areão teve seu mandato extinto pela justiça e seu suplente, Rodrigo Canga (PSD), deverá ser empossado nesta quarta-feira, 29 de junho, na Câmara Municipal de Cataguases. A informação foi confirmada pelo procurador do Legislativo, advogado Roosevelt Pires, nesta manhã de terça-feira, 28.

Todo o procedimento será lido na sessão ordinária desta terça-feira, na Câmara. De acordo com Roosevelt Pires, Betão do Areão, cujo nome de batismo é Humberto Antônio Silva Machado, teve um areão interditado em 2019 por órgãos federais por crime ambiental. Mais tarde, ainda conforme aquele Procurador, o sócio de Betão teria reaberto o areão que passou a funcionar irregularmente. Ao final do processo a justiça condenou os dois a um ano de prisão que foi convertida em dois anos de serviços prestados à comunidade. Ambos também tiveram seus direitos políticos cassados o que extinguiu o mandato de Betão.

O processo – número 0000537-18.2017.4.01.3821 –  tramitou na Vara Federal da Primeira Região – Subseção Judiciária de Muriaé – sob a responsabilidade do juiz federal Renato Grizotti Júnior, que exarou a sentença condenatória dos réus. Ele refutou os argumentos da defesa afirmando que “a materialidade e autoria delitiva são incontestes”. Os réus recorreram da decisão, mas não obtiveram êxito e o processo transitou em julgado, competindo à Câmara Municipal de Cataguases, através de seu presidente, vereador Felipe Ramos, cumprir a decisão judicial que, entre outras penalidades,  cassou os direitos políticos dos agora condenados.

Rodrigo Xavier Cardoso, mais conhecido por Canga, é um estreante na política. Tem 36 anos de idade, divorciado e agricultor, é morador de Sereno, distrito de Cataguases, que passa agora a ter dois representantes no Legislativo Municipal. Desde segunda-feira a noite, quando começou a surgir a notícia de que ele seria empossado vereador, vem recebendo diversas mensagens de felicitações e de sucesso na vida pública. Ele recebeu 513 votos e se tornou o primeiro suplente de seu partido, o PSD.

LEIA TAMBÉM:
Câmara Municipal de Cataguases tem a menor renovação dos últimos trinta anos

Justiça nega liminar e prefeito será julgado pela Câmara Municipal de Cataguases