Câmara Municipal de Cataguases tem a menor renovação dos últimos trinta anos

Câmara Municipal de Cataguases tem a menor renovação dos últimos trinta anos

Sete vereadores e um ex-vereador foram reconduzidos à Câmara Municipal de Cataguases na eleição do último domingo, 15 de novembro. Não há nos últimos trinta anos de história política em Cataguases registro de que este fato tenha acontecido. A regra, até então era o baixo índice de reeleição, em torno de dois ou três vereadores. Em 2016, foram reeleitos apenas Michelângelo Correa, Gilmar Canjica e Vinícius da Taquara, e trouxe de volta Ricardo Dias, que já havia exercido o cargo.

Os sete vereadores reeleitos para um segundo mandato consecutivo são: Ricardo Dias (1006 votos); Vinícius Taquara (954); Marcos Costa (698); Henrique Thurran (680); Betão do Areão (614); Gilmar Canjica (472) e Rafael Moreira (450). O ex-vereador que retorna ao Legislativo Municipal é Fernandinho Sereno (Fernando Medeiros Pereira) que recebeu 696 votos. Ele foi eleito pela primeira vez em 2008, não se reelegeu em 2012 e não concorreu em 2016.

Os outros sete vereadores, duas novidades chamam a atenção. A votação maciça dada ao Beto Leonardo, que recebeu 1495 votos oriundos quase em sua totalidade dos bairros Leonardo e Ana Carrara, mostrando a força de sua liderança naquela região da cidade. Outro fato inédito é a eleição de um mandato coletivo de mulheres. Stefany Carli (353 votos), do PT, vai personificar no Legislativo o Coletivo Lélias, uma iniciativa popular criada em Cataguases, exercendo um mandato coletivo e popular em um novo modelo de gestão pública, na representação das mulheres e das minorias na Câmara. A esquerda ainda tem outro representante, o jovem Rogério Filho (546 votos), do PC do B, que também é conselheiro tutelar.

Dentre os outros quatro vereadores eleitos, a causa animal ganhou um representante de peso no Legislativo. Trata-se do advogado Silvio Romero (571 votos), um dos mais atuantes nesta área em nossa região. Dono de muitos projetos e inúmeras ações de proteção aos animais, ele vai lançar luz sobre uma realidade até agora praticamente ignorada pelas autoridades municipais na tentativa de reverter esta realidade. Completam a Câmara Flavinho Motoboy (569 votos), Professor Jeferson (282), e Felipe Ramos, o vice-campeão de votos deste pleito, que recebeu 1253 votos.