A gastronomia é uma das atrações do Festival de Viola de Piacatuba

A gastronomia é uma das atrações do Festival de Viola de Piacatuba

O Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia retorna em 2022 com uma extensa programação cultural gratuita, que inclui shows e oficinas, e com um convite para se deliciar com o que Minas tem de melhor: a rica culinária mineira. Além de shows de artistas renomados celebrando a viola caipira, a comida também é atração especial na 17ª edição do Festival, que acontece entre os dias 27 e 31 de julho.

Seis restaurantes confirmaram presença, prometendo oferecer uma experiência gastronômica das mais apetitosas: Bistrô Marília de Dirceu, Pesto Massas Goumert, Raízes Gastronomia, Restaurantes das Pedras, Quintal da Malu e Quintal Beabá da Terezinha.

No cardápio, deliciosas massas artesanais, risoto à mineira e os tradicionais feijão tropeiro e costelinha de porco. Para adoçar, os famosos doces de figo em calda com creme de leite e Pudim de Leite Condensado. Entre as bebidas, destaque para as cervejarias artesanais regionais.

Produzido e coordenado por Maria Lúcia Braga, o Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia é patrocinado pela Energisa, Governo de Minas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Leopoldina, Câmara Municipal de Leopoldina, e conta com apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho.

A gastronomia é uma das

Cardápio

BISTRÔ MARÍLIA DE DIRCEU
Risoto à Mineira – Arroz, linguiça, bacon, dois tipos de queijo, crise de couve com torresmo.
Escondidinho – De camarão ou de carne seca.

PESTO MASSAS GOURMET
Entradas: Espetinhos Primavera – Mix de frios: queijos, embutidos, frutas e manjericão fresco.
Principais: Lasanha à Bolonhesa: Lâminas de massa regadas ao molho artesanal de tomate com carne intercaladas de queijo de Minas.
Canelone Quatro Queijos e Pesto: Rolinhos de massa recheados com queijos produzidos em Minas Gerais (parmesão, muçarela, provolone e catupiry) e pesto de manjericão, regados ao molho artesanal de tomate ou molho branco.
Rondelli Ricota com Damasco: Lâminas de massa recheadas em espiral com ricota mineira e damasco, regadas ao molho branco.
Sobremesas: Doce de figo em calda com creme de leite; Sorvete de creme com brownie ou sorvete de creme com geleia artesanal de frutas vermelhas.

RAÍZES GASTRONOMIA
Entradas: Risoles de Camarão com Catupiry (6 unidades), Bolinho de Bacalhau (6 unidades) e Croquete de Carne (6 unidades)
Principais: Gnochi ao molho de queijos sobre Paillard de Mignon Trufado, Fettuccine Mare e Monti: Massa fresca artesanal, camarões, parma, alho poró, creme de leite fresco e catupiry. Fettuccine ao molho All’arrabiata com ragu de filé: Molho de tomate fresco, azeitonas pretas, levemente picante.
Sobremesa: Pudim de Leite Condensado

RESTAURANTE DAS PEDRAS
Penne à Moda Caprese: Deliciosa massa feita com tomates frescos, muçarela de búfala e folhas de manjericão.
Tilápia do Brejo: Filé de tilápia grelhado com molho de alcaparras, champignon, camarões e cheiro verde, acompanhado de batatas ao murro.
Feijão Tropeiro das Pedras: Feijão tropeiro feito com linguiças, bacon e ovos. Acompanha arroz com alho, lombo de porco e couve.
Filé do Rancho: Delicioso filé grelhado na manteiga de chimichurri acompanhado de purê rústico de mandioca com queijo artesanal da região.

QUINTAL BEABÁ DA TEREZINHA
Filé Rei do Gado: Filé mignon regado ao molho de gorgonzola ou madeira, arroz branco e batata soutê.
Filé de Tilápia à moda da casa: Filé de tilápia grelhado acompanha molho de camarão, alcaparras, champignon, arroz branco e purê de batatas
Mineiro Kome Keto: Costelinha de porco ao molho barbecue, arroz branco, angu, couve e tutu

QUINTAL DA MALU
Pegando Boi: Medalhão de filé mignon cama polenta regada com fondue de queijo gorgonzola ou parmesão e bacon crocante.
Mar em Minas: Arroz com creme de queijos, camarão com petit-pois e presunto gratinado.
Risoto Vegano: Risoto de shitake com arroz de pupunha, caldo de legumes, vinho branco e parmesão.

LEIA TAMBÉM
Conheça a programação do Festival de Viola de Piacatuba

Fonte: Festival de Viola de Piacatuba – Texto: Fernanda Espíndola | Fotos: Lilian Donofre-Arquivo